“Viagem Maldita”, refilmagem de “Quadrilha de Sádicos” (77), chega aos cinemas brasileiros


Para contribuir ainda mais com a imensa quantidade de refilmagens que estão sendo lançadas todos os anos, ou seja, filmes inspirados em outros mais antigos, estreou nos cinemas brasileiros em 28/07/06 “Viagem Maldita” (The Hills Have Eyes, 2006), dirigido por Alexandre Aja, uma refilmagem de “Quadrilha de Sádicos” (77), de Wes Craven.

Na história, uma família em férias, viajando com destino à California atravessando o deserto do Novo México, sofre um acidente com seu trailer, que tem os quatro pneus furados no meio do nada, sendo ameaçados brutalmente por um um grotesco grupo de humanos mutantes e deformados, gerados a partir dos testes nucleares que o governo americano realizou na área na década de 1950.
Ao lado de Peter Locke, produtor do primeiro filme, o próprio Wes Craven (diretor do original), produziu o remake. O elenco inclui Aaron Stanford, Ted Levine, Vinessa Shaw, Emilie de Ravin, Dan Byrd, Kathleen Quinlan e Robert Joy.

A viagem pode até ser maldita, mas maldita mesmo é a incrível incompetência dos responsáveis pela escolha do título nacional dessa refilmagem, pois se eles tivessem pesquisado um pouco, veriam que seria muito mais coerente (e ajudaria imensamente um trabalho de catalogação dos filmes de horror que chegam ao Brasil) se a refilmagem recebesse o mesmo nome do original de 1977, “Quadrilha de Sádicos”, que se não é a tradução literal de “The Hills Have Eyes” (“As Colinas Têm Olhos”), pelo menos é um bom título também. Agora, escolher “Viagem Maldita” não poderia ser mais oportunista, comum e trivial, pois é um nome óbvio demais, comercial demais, e sem criatividade demais.