O baterista Igor Cavalera deixa o "Sepultura", a maior banda brasileira de Heavy Metal


Igor Cavalera, um dos fundadores da maior banda de heavy metal brasileira, o Sepultura, comunica a sua saída da banda. O músico e baterista alega desgaste e incompatibilidade de idéias com o resto da banda e sinaliza novos projetos.
“Vários motivos me levaram a tomar essa importante decisão em minha vida e gostaria de compartilhar isso com todos. Acredito que a minha missão no Sepultura tenha chegado ao fim. Tenho muito orgulho de tudo o que fizemos, mas hoje sinto que o formato da banda já não atende mais às minhas expectativas como músico e como pessoa. Desde a minha última turnê na Europa em dezembro de 2004, percebi que as minhas idéias já não batiam com as do resto da banda”, afirma Igor.
Desde 1985, o Sepultura lançou 10 discos (“Bestial Devastation”, 1985; “Morbid Visions”, 1986; “Schizophrenia”, 1987; “Beneath the Remains”, 1989; “Arise”, 1991; “Roots”, 1996; “Against”, 1998; “Nation”, 2001 “Roorback”, 2003 e “Dante XXI”, 2006), que venderam milhares de cópias mundialmente. A banda conheceu seu auge de vendas e de público nos shows em 1996, ano de lançamento, de Roots, que representou uma guinada musical no heavy metal, com a inserção de percussões tribais, fruto de novas experiências musicais com índios xavantes. No entanto, após o lançamento do disco e da turnê mundial, Max Cavalera vocalista e guitarrista, irmão de Igor comunicou sua saída da banda para seguir carreira-solo. A banda continuou na estrada, com Derrick Green, continuando o sucesso da formação original.
Afastado das turnês desde meados de 2005, quando foi substituído por Roy Mayorga, Igor começou a notar que suas ambições individuais não eram compatíveis com as do grupo e começou o seu processo de afastamento criativo do Sepultura. “Muitos anos de trabalho em conjunto fizeram com que o relacionamento fosse se desgastando cada vez mais e vejo que hoje não há compatibilidade de idéias entre eu e o resto da banda. Tentei deixar isso claro aos outros membros propondo que déssemos um tempo, no entanto a prioridade deles era a de continuar tocando independentemente da minha permanência”, diz Igor.
Como músico e baterista, Igor continua batalhando e buscando novas referências para produzir algo autêntico e verdadeiro que represente aquilo que o Sepultura foi em sua vida. Ultimamente, o músico pesquisa uma pegada mais atual para o heavy metal, com influências do hip hop, metal e hardcore. Segundo Igor, a decisão de sair do Sepultura foi uma das mais difíceis de sua carreira, uma vez que, como um dos fundadores da banda, dedicou praticamente toda sua vida a ela.
“Gostaria imensamente de agradecer a todos os fãs que me apoiaram e continuam apoiando a nossa música. E também a todos que trabalharam para fazer do Sepultura a banda que é.”

COMUNICADO OFICIAL À IMPRENSA
Desde o início do SEPULTURA, as idéias da banda são fundadas em uma forte atitude, a cabeça aberta a idéias e a certeza de que tudo aquilo que você decide fazer deve ser feito com todo o seu coração.
Esta banda cresceu e tornou-se muito mais do que os indivíduos que a compõe, crescendo sempre com o conteúdo trazido por cada membro que dela já fez ou faz parte. As idéias e contribuições de todos os membros, co-fundadores ou não, manteve esta banda unida por muitos anos, assim como o suporte e a força de nossa fiel tribo de fãs.
Nós viemos para criar, tocar e comunicar nossa música para o mundo e isso continua vivo no SEPULTURA. Não iremos desistir no meio do que começamos, pois isso significa muito para nós e para aqueles que acreditam nesta banda. Recentemente criamos um álbum (Dante XXI) e um vídeo (Convicted in Life) com a certeza de que iríamos divulgá-los e dar 100% de nós para isto, e é o que vamos fazer.
Iremos terminar a turnê mundial do Dante XXI que teve início este ano. Para isto, chamamos o Jean Dolabella de Belo Horizonte, que completará este ciclo na estrada conosco. Ele trará com ele a atitude positiva, a paixão e o entusiasmo que deu ao SEPULTURA a integridade do seu nome.
Apesar de todo nosso esforço, compromisso e respeito pelo desejo do Igor de parar por um tempo, nós precisamos continuar com o lançamento e com a turnê do novo álbum. Muita gente conta com isso e não decepcionaremos ninguém. Igor concordou com a continuação da turnê com alguém em seu lugar. Quando retornamos da primeira parte da turnê, Igor decidiu sozinho que deixaria a banda e nós temos que aceitar isto. Desejamos a ele toda a sorte em seus novos projetos.
- Sepultura

(fonte: www.sepultura.uol.com.br)
The curse is launched. Beware. The lord of death declared the war. Satanas is invoked to destroy, and to command the bestial devastation.” – “The Curse” – “Bestial Devastation” (EP, 1985, Cogumelo)