Em Agosto ocorrerá um evento de literatura de terror em São Paulo (SESC)

(Notícia enviada pelo infernauta Marcello Simão Branco)

SESC – fone: 0xx11-3871-7700

PÁGINA ASSOMBRADA - ENCONTROS COM A LITERATURA DE TERROR
Programação que combina encontros com escritores e performances. Auditório e Rua Central. Maiores informações e inscrições na Biblioteca. GRÁTIS

Quem tem medo de fantasmas?
Estórias envolvendo fantasmas, vampiros e outros seres fantásticos sempre estiveram presentes em lendas e relatos populares. A Arte, partindo de um olhar estético e poético, contribuiu na construção de imagens que se tornaram a representação artística do imaginário coletivo, transpondo para pinturas, filmes para cinema, histórias em quadrinhos e livros, manifestações de terror que apresentam cenários improváveis e estranhas criaturas, para despertar o medo e causar a surpresa e o susto. Em agosto, propomos uma viagem em direção à Literatura de terror, explorando os elementos estruturais, a reflexão e discussão que estes textos sugerem e o processo criativo de escritores que se aventuram por esta temática.

PROGRAMAÇÃO NO AUDITÓRIO:

André Vianco - Personagens de terror
O escritor participa de uma conversa com os leitores, explorando as técnicas que mais utiliza para compor personagens verossímeis em cenários de fantasia e de terror. Vianco é escritor, autor das obras "Sétimo" e "A Casa".
Dia 17/08. Quinta, às 20h.

Novos caminhos do terror
Os autores Camila Fernandes, Gianpaolo Celli e Giorgio Cappelli (coleção Necrópole) conversam com o público sobre a presença do terror e do mistério na cultura clássica e contemporânea: Quadrinhos, filmes, literatura, lendas urbanas e clichês.
Dia 18/08. Sexta, às 15h.

Necrópole nua e crua
Os autores Alexandre Heredia, Camila Fernandes, Gianpaolo Celli, Giorgio Cappelli e Richard Diegues (coleção Necrópole) participam de um bate-papo descontraído com o público, falando de sua trajetória como escritores de terror e dos elementos de criação de histórias do gênero: processo criativo, desenvolvimento de personagens, uso de mitos e conceitos populares e outros. Com leitura de contos de terror.
Dias 19 e 26/08. Sábados, às 14h.

Roberto Causo - Literatura de terror no Brasil
rscauso@yahoo.com.br - http://rscauso.tripod.com
Rua Andre Dreifus, 109/163 -- bloco 2 – São Paulo/SP – CEP 01252-901
O autor da obra "Ficção cientifica, fantasia e horror no Brasil", publicado pela Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, apresenta seu trabalho como pesquisador e comenta sobre processos de criação literária. Causo escreve ficção científica, fantasia, horror e outros.
Dia 24/08. Quinta, às 20h.

A Essência do medo na literatura
Os autores Alexandre Heredia, Camila Fernandes e Giorgio Cappelli (coleção Necrópole) discutem com o público o fascínio que o medo exerce sobre o ser humano e sua presença na arte, notadamente no cinema e na literatura, explorando a questão: por que gostamos tanto de sentir medo?
Dia 25/08. Sexta, às 15h.

PROGRAMAÇÃO NA RUA CENTRAL:

Leituras noturnas
Com Nilson Muniz e Luciana Ramanzini. Performances a partir de contos e poemas de autores que abordam o terror, a fantasia e o mistério em suas obras.
Dias 17, 18, 24 e 25/08. Quinta, às 19h30 e sexta, às 20h30.