Dica de DVD: “A Queda da Casa de Usher” (1928), filme francês mudo baseado em conto de Edgar Allan Poe


Para os fãs e colecionadores de filmes antigos de Horror, da época do cinema mudo, vai uma dica interessante:
A “Magnus Opus” (www.magnusopusdvd.com.br) lançou no mercado brasileiro de DVD o filme “A Queda da Casa de Usher”, de 1928. Confira abaixo maiores informações, retirada do site da distribuidora.

A Queda da Casa de Usher (La Chute de la Maison Usher, França, 1928).
Direção de Jean Epstein. Roteiro de Jean Epstein, baseado na novela de Edgar Allan Poe. Assistente de direção: Luis Buñuel. Fotografia de Georges e Jean Lucas. Música de Rolande de Cande, adaptado de músicas medievais. Elenco: Jean Debucourt, Sylvie Gance, Charles Lamy. Dureção: 66 minutos.
Sinopse: Ele é conhecido como o Lorde Roderick Usher e está preocupado com a saúde da esposa, com a qual vive numa casa perdida no meio dos lagos. Um de seus amigos vai a este lugar carregado de angústia e enigmas e o encontra pintando com obstinação o retrato da mulher. Um dia, ela morre. Enterram-na na cripta do parque. Mas Roderick está persuadido de que ela está apenas adormecida. A partir daí começa uma série de fatos estranhos e misteriosos em torno da casa de Usher.
Em “A queda da casa de Usher” as personagens parecem flutuar, as cortinas são agitadas por imperceptíveis tremores, o tempo fica como que suspenso. Mais que no “fantástico”, estamos no universo do sonho. O clássico da paranóia e suspense de Edgar Allan Poe foi transposto para o cinema inúmeras vezes, mas nenhuma comparada com esta obra-prima da vanguarda francesa, dirigido pelo visionário Jean Epstein e tendo como assistente de direção Luis Buñuel.

INFORMAÇÕES DO DVD
LEGENDAS: português – inglês – espanhol
ÁUDIO: 2.0
FORMATO: 4:3 – fullscreen – PB – NTSC
REGIÃO: livre
BÔNUS: ensaio de Jean Epstein sobre a adaptação de Edgar Allan Poe – biografia de Jean Epstein e Luis Buñuel – a Estética do Cinema, por Henri Agel.