Lançada edição histórica do fanzine “Juvenatrix” com capa colorida: Número 100


O fanzine de Horror e Ficção Científica Juvenatrix # 100 (Março de 2006) está disponível com 20 páginas em formato A4, completando a histórica marca de 2.728 páginas de publicação desde sua origem em Janeiro de 1991.
A capa é colorida e ilustrada por Eduardo Manzano, e a contra capa é de autoria de Márcio Rogério Silva.
A edição traz comentários sobre os filmes “O Coronel e o Lobisomem”, por Marcello Simão Branco, e “Plano de Vôo”, por Marcelo Milici, uma seção de notícias e divulgação, artigos sobre a trilogia “O Senhor dos Anéis”, de Peter Jackson, e “O Homem de Palha” (1973), com Christopher Lee, além de um texto de Marcello Simão Branco sobre “Os 50 Melhores Filmes de Horror do Século XX”.
Completa esse histórico número 100 do fanzine (é raro uma publicação amadora chegar à centésima edição), o último capítulo da novela de Ficção Científica e Aventura “A Face Oculta da Galáxia”, de autoria de Miguel Carqueija (“Epílogo – E A Vida Continua”).
O preço do exemplar é R$ 6,00.
Contatos: Renato Rosatti – e-mail: renatorosatti@yahoo.com.br / rrosatti@bocadoinferno.com / rrosatti@ig.com.br
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com
Para marcar o lançamento do “Juvenatrix” # 100, vale registrar algumas curiosidades da história do fanzine e estatísticas interessantes:
* O nome é baseado num filme obscuro de horror produzido em 1989 e lançado em vídeo VHS no Brasil como “Rejuvenator” (Juvenatrix – A Classic Tale of Terror). A história é sobre um cientista “louco” em meio às suas experiências macabras com um soro de vida eterna.
* A publicação iniciou-se em Janeiro de 1991 com o nome “Vortex” (em formato Ofício 2), baseado na sociedade futurista do filme de FC “Zardoz” (1973). Mas como existia um outro fanzine de quadrinhos (extinto há muitos anos) com o nome “Vortex HQ”, mudei então para o atual “Juvenatrix” (formato A4). Como “Vortex”, saíram sete edições (0 a 6), e a partir do número 7 o nome ficou definitivo como “Juvenatrix”.
* Até o número 100, já publiquei 2.728 páginas, sendo aproximadamente 410 contos / poemas, 745 artigos / resenhas, 620 ilustrações e 84 histórias em quadrinhos, num total de 182 colaboradores diferentes.
* O amigo Marcello Simão Branco, com quem fundei o lendário fanzine “Megalon” (atualmente fora de circulação) em Novembro de 1988, é o único leitor que tem todas as 101 edições (0 a 100).
* O recordista de capas é Marcos T. R. Almeida, que ilustrou 16 edições, seguido por Eduardo Manzano e José Nogueira, empatados cada um com 11 ilustrações.
* Em Abril de 2001, cometi um ato de “insanidade”: lancei uma super mega edição do “Juvenatrix” (# 50) com 202 páginas encadernadas em espiral. A capa, super agressiva e parcialmente colorida, numa mistura de ilustração com colagens (destacando uma freira crucificada e esquartejada da cintura para baixo), também é de autoria do desenhista Eduardo Manzano (o mesmo da capa colorida da edição 100, que homenageia a extinta banda de Death Metal “Bathory” e mais especificamente o terceiro disco “Under the Sign of the Black Mark”). Essa edição # 50 de 202 páginas contou com a expressiva marca de 51 colaboradores e teve uma tiragem limitada de 40 cópias, numeradas e assinadas por mim (o mesmo procedimento que utilizei com a edição 100, com a diferença que a tiragem é de apenas 30 exemplares).

O fanzine de Horror e Ficção Científica Astaroth # 50 (Março de 2006) está disponível com 6 páginas em formato A4, com ilustração de capa de autoria de E. R. Corrêa, trazendo contatos, divulgação de produção alternativa e notícias.
Em circulação desde Janeiro de 1995, a edição # 50 traz também um artigo sobre o filme “A Noite dos Mortos-Vivos” (Night of the Living Dead, 1990), dirigido por Tom Savini, e o conto “A Dimensão do Terror”, de autoria de Michael Kiss.
Envie um selo de primeiro porte não comercial (R$ 0,55) para as despesas postais.