A série de TV dos anos 50 “Contos da Escuridão” tem 3 episódios lançados num DVD pelo selo “Dark Side”


Antes das clássicas séries de TV “Além da Imaginação” e “Quinta Dimensão”, houve uma outra série de antologia de histórias de ficção científica na televisão americana, “Contos da Escuridão” (Tales of Tomorrow, 1951/53), produzida por Mort Abrahams e com roteiros explorando mundos futuristas, perdidos e do espaço sideral.
Por muito tempo, “Contos da Escuridão” (que teve 84 episódios em três temporadas) permaneceu esquecida, tida como uma das mais obscuras produções da TV americana, ainda no começo dessa mídia. Três episódios da série estão reunidos num DVD lançado no Brasil pelo selo “Dark Side”, da “Works Editora”, apresentando histórias de cerca de 24 minutos fotografadas em preto e branco e com enredos de ficção científica.
O episódio “O Ovo de Cristal” (The Crystal Egg), exibido em fevereiro de 1952, é baseado numa história do cultuado escritor H. G. Wells, que emprestou suas idéias para vários filmes clássicos no cinema como “A Guerra dos Mundos”, “A Ilha do Dr. Moreau”, “Os Primeiros Homens na Lua”, “A Máquina do Tempo”, e outros. A história mostra um cientista, Prof. Vaneck (Thomas Mitchell), estudando um misterioso ovo de cristal que estava sendo vendido numa loja de curiosidades.
O jovem Leslie Nielsen (de “Planeta Proibido”, 56), é o protagonista de “Encontro em Marte” (Appointment on Mars), episódio exibido originalmente em junho de 1952, mostrando um grupo de três astronautas exploradores do espaço, liderados pelo Capitão Robert (Leslie Nielsen), que chega em Marte e encontra um planeta cheio de urânio enterrado no solo e ventos uivantes incessantes, além de uma paisagem inóspita repleta de pedras. O ambiente diferente acabou influencinado no relacionamento entre eles.
O destaque fica por conta da adaptação de “Frankenstein” (Frankenstein), baseada na famosa obra de Mary Shelley e estrelada por Lon Chaney Jr. (de “O Lobisomem”, 41, e dezenas de outros filmes de horror). O episódio, exibido ao vivo na noite de 18 de janeiro de 1952, ficou famoso pelo desempenho equivocado de Chaney, que pensava se tratar de um mero ensaio e por isso mesmo ameaça destruir as cadeiras do cenário, mas coloca-as no chão cuidadosamente, num resultado final hilário.
Curiosamente, uma outra série de antologia também recebeu o nome nacional de “Contos da Escuridão”, mas o original é “Tales From the Darkside” (1984/88).