A lendária banda sueca de Doom Metal “Candlemass” fez seu primeiro show no Brasil, tendo como abertura o Black Metal americano do “Averse Sefira”


A “Tumba Produções”, comemorando 10 anos de atividades em prol do Metal, organizou o “V Extreme Metal Fest”, evento que se realizou no dia 25/03/06 na “Ledslay”, em São Paulo.
Tive o privilégio, juntamente com a amiga Luma Caetano, de testemunhar uma noite intensa de quase 7 horas de puro metal com as bandas nacionais “Gammoth”, “Diabolical Possession”, “Clenched Fist”, “Bywar”, “Ungodly” e “Ophiolatry”, além de duas atrações internacionais, a banda de Black Metal americana “Averse Sefira” e a lendária banda sueca de Doom Metal “Candlemass”, que fez seu primeiro show no Brasil em mais de 20 anos de carreira.
O início do show foi aproximadamente às 19:45 horas com as várias bandas nacionais revezando-se até a apresentação dos americanos do “Averse Sefira” quatro horas depois, com o seu Black Metal crú e agressivo. A banda é formada pelo guitarrista e vocalista principal Sanguine Mapsama Gui (foto), o baixista e vocalista de apoio Wrath Sathariel Diabolus e o baterista The Carcass, que utilizam forte maquiagem de inspiração demoníaca (corpse paint), tornando seu visual bastante sinistro. O show infelizmente foi curto, com apenas 35 minutos, e não houve uma grande interação com o público, que parecia formado em sua maioria por apreciadores do ritmo mais cadenciado e pesado do Doom Metal, em vez das violentas porradas sonoras ultra-rápidas e letras satânicas com vocais guturais do “Averse Sefira”, que certamente estremeceu o local com a obscuridade de sua música extrema.
Para encerrar a noite, subiu ao palco às 12:45 horas o lendário “Candlemass”, um dos precursores do Doom Metal, num show de muita energia por parte dos músicos, liderados pelo carisma do vocalista Messiah Marcolin, e de muita vibração do público que lotou a “Ledslay”. Foram quase 2 horas de apresentação, com destaque para a ótima performance do vocalista, sempre comunicando-se com os fãs, esforçando-se para falar palavras de agradecimento em português e demonstrando claramente a enorme satisfação da banda em tocar pela primeira vez no Brasil, uma vez que o público brasileiro já tem uma conhecida fama internacional como um dos mais vibrantes e receptivos do mundo, sempre fazendo um show à parte do outro lado do palco. Completam a banda o líder e baixista Leif Edling, Mappe Bjorkman e Lars Johansson nas guitarras e Jan Lindh comandando a bateria.
Em paralelo, nos intervalos entre as bandas, rolava muito metal cuidadosamente selecionado, para os headbangers exercitarem os movimentos de seus pescoços, destacando clássicos fundamentais dos anos 80 como “Possessed” (The Exorcist) e “Venom” (Black Metal), além dos pioneiros “Motorhead” (The Ace of Spades / Iron Fist) e “Accept” (Princess of Dawn), sem contar “Exodus” e “Celtic Frost”, entre outras bandas poderosas do estilo. Outro detalhe curioso a ser registrado foi a grande quantidade de camisas entre o público, homenageando bandas de Thrash Metal que tiveram seu apogeu na produtiva década de 80 como “Exciter”, “Exumer”, “Artillery” e “Razor”, entre outras.