“Os Olhos Sem Rosto” (1959) – clássico francês do cinema de horror é lançado em DVD no Brasil

Às vezes, milagres acontecem. E para sorte dos fãs e colecionadores, o clássico francês do cinema de horror “Os Olhos Sem Rosto” (Les Yeux Sans Visage / Eyes Without a Face, 1959) foi lançado em DVD no Brasil pela “Magnus Opus”.
Dirigido por Georges Franju (1912/1987), e com Pierre Brasseur, Edith Scob e Alida Valli, a história apresenta o professor Génessier (Pierre Brasseur), um célebre cirurgião conhecido por seus trabalhos sobre heteroplastia. Ele tem um filha, Christiane (Edith Scob, de “Pacto dos Lobos” e “Vidocq – O Mito”), que foi horrivelmente desfigurada num acidente de carro, obrigada a usar uma máscara de porcelana onde aparecem apenas “os olhos sem rosto”. Para tentar restituir-lhe a beleza de antes, o médico, com a ajuda de uma enfermeira e amante, Louise (Alida Valli, de “Suspiria” e “A Mansão do Inferno”), seqüestram e mutilam belas moças para fazer as cirurgias experimentais de enxerto de pele no rosto da garota.
O cineasta Georges Franju traz sensibilidade e complexidade às personagens típicas de um cientista louco. Neste filme podemos ver uma grande influência do expressionismo alemão, do surrealismo de Cocteau, e do teatro Grand Guignol.
Agora pela primeira vez no Brasil, em versão restaurada e no formato widescreen original, o mais belo e apavorante filme de horror francês de todos os tempos. Como material extra temos documentários, biografia e duas entrevistas de Georges Franju, trailers europeu e americano, e o curta metragem fotografado em preto e branco “O Sangue das Bestas” (Le Sang Des Bêtes, 1949), um documentário sobre a crueldade dos matadouros de animais.
(Fontes de consulta: site www.dvdworld.com.br e revista “Cine Monstro”, ano 1, número 3, Dezembro de 2003)