Morre o ator James Doohan, da série de TV “Jornada nas Estrelas”

O ator canadense James Doohan, o Engenheiro Scotty da nostálgica série de TV dos anos 60 “Jornada nas Estrelas” (Star Trek), morreu em 20/07/05 aos 85 anos, vítima de pneumonia e Mal de Alzheimer, em Redmond, no estado de Washington.
Doohan foi um dos atores principais e membro da tripulação da primeira série “Jornada nas Estrelas” e também atuou nos filmes para o cinema.
“Lamento muito esta notícia. É o segundo personagem importante da série clássica que morre, depois de DeForest Kelley, o Dr. McCoy, em 1999. Scott era muito carismático, um faz tudo dentro da Enterprise, tirando a nave de situações críticas e impossíveis e sempre com bom humor e uma queda para a bebida. Quantas vezes, o Capitão Kirk não lhe disse: "Scotty, você mereceu o salário da semana!". Tem várias passagens antológicas, como quando revelou ao capitão porque armou uma briga generalizada com os klingons numa estação espacial. Tinha sido por causa que a Enterprise havia sido chamada de "lata velha" e não porque o capitão também havia sido ofendido. Ou quando no comando da nave, provocou uma pane de energia num planeta onde Kirk e Spock estavam presos sob ameaça de morte, permitindo que eles fossem trazidos de volta à nave. E tantos outros momentos inesquecíveis. Um grande personagem da cultura popular que chegou, inclusive, a inspirar jovens fãs a seguirem a carreira de engenharia nos Estados Unidos. E não me surpreenderia se alguns aqui do Brasil também” - Comentários de Marcello Simão Branco