Fanzinoteca São Vicente abre inscrições para a 2ª Mostra Nacional de Publicações Independentes

A Secretaria de Educação da cidade de São Vicente, através da Biblioteca Municipal, está abrindo inscrições para a “2ª Mostra Nacional de Fanzines e Publicações Independentes de Histórias em Quadrinhos”, do projeto “Fanzinoteca São Vicente – 2005”.
O projeto se tornou a 2ª fanzinoteca do mundo e primeira do Brasil, e tem o objetivo de identificar, catalogar e preservar a produção de histórias em quadrinhos independentes do país, criando um acervo de publicações alternativas, uma biblioteca de fanzines.
Os fanzineiros interessados em participar da catalogação devem enviar para a Biblioteca Municipal de São Vicente/Fanzinoteca 2005:
- duas cópias da publicação; - breve currículo dos autores; - endereço de correspondência; - email e telefone de contato.
O data de entrega do material é até 30 de setembro. Todos os fanzines catalogados terão publicados os dados técnicos, créditos, endereço de contato e e-mail no catálogo da Fanzinoteca 2005, e receberão um exemplar da publicação.
Em outubro, será realizada a exposição dos fanzines e o lançamento do catálogo - 2005, reunindo todos os zines participantes. Em 2004 participaram mais de 200 publicações de todo o país, além de Portugal e Espanha. Todas estão disponíveis na área reservada da Gibiteca Bigail de forma permanente. Neste ano, já estão catalogados mais de 100 fanzines de diversos Estados do país, como Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
A mostra integra o projeto “Ler é Legal! – 2005”, uma série de ações que tem o objetivo de trazer crianças, adolescentes e adultos à biblioteca, relacionando a leitura com diversas atividades como exposição de HQs, pintura em ilustrações, baús de brinquedos, brinquedoteca móvel e projeção de desenhos animados.
A Biblioteca Municipal se localiza na Rua Frei Gaspar, 280 – Centro – São Vicente/SP – CEP 11310-000.