Divulgação de livro independente: “A Penúltima Edição”, antologia de contos por vários autores


A Penúltima Edição”, desdobramento do projeto literário iniciado com “A Última Edição”, é uma antologia subversiva, a começar pelo título, que embaralha a ordem cronológica. Da mesma maneira, este volume com 16 contos recusa qualquer enquadramento, é composto por fios soltos, heterogêneos e imprevisíveis como conversas tarde da noite regadas a álcool. Todos operam algum tipo de desordem. “Vlag Hotel” renova com a aura do sexo o gênero das histórias de castelos mal-assombrados, mas aqui se trata de um hotel decadente da cidade grande, com o interior corroído por perturbadoras manchas.

A história manjada do progenitor violento  se transforma, em “Meu Querido Pai”, na comunhão perversa possível entre pai e filho. “Anti-Santos”, relato de suspense sobrenatural, traz tipos ambíguos (como o matador de atendentes do INSS) cultuados popularmente depois de mortos e que, talvez, no inferno intercedam por nós. No hilário “Trotes de Nostradamus”, as profecias do mago servem a um propósito irreverente. O humor e o disparate alcançam um pico no ritmo de “Deixa o Menino Queimar”.

Uma metáfora de uso cotidiano é desenvolvida de forma literal e engraçadíssima em “Fome Inerente”. A tensão no diálogo entre um homem e uma mulher se acumula como que a conta-gotas em “Intervalo”. Em “De Volta às Telas”, um velho ator de novelas, agora no ostracismo, parece enredado num jogo de máscaras.     

Lidas em conjunto por alguém que senta-se para percorrer sua edição da primeira à última página, essas e outras penúltimas narrativas causam a ilusão de uma noite vertiginosa em que os convivas vão do riso às lágrimas, da recordação ao delírio - as anedotas e histórias de fantasmas contadas pelos companheiros de copo intempestivos mesclando-se à programação ao mesmo tempo familiar e bizarra da TV sempre ligada.

CONTOS

Melodia, por Rodrigues
De volta às telas, por Lucas Formaglio
Intervalo, por Rogerio Brugnera
Fome inerente, por Pedro Luna
Fios de macarrão, por Sérgio Ferrari
Chicken, por Lucas Formaglio
Alimento, por Sérgio Ferrari
Os trotes de Nostradamus, por Sérgio Ferrari
Anti-santos, por Fernando A.
Meu querido pai, por Pedro Luna
Certa magia, por Fernando A.
Vlag Hotel, por Rodrigues
Um artista ao cair da tarde, por Lucas Formaglio
Recordações desvairadas de três funerais, por Fernando A.  

(+ "Quarentena" e "Deixa o menino queimar")

DADOS
Autor: Rodrigues, Fernando A., Sérgio Ferrari, Rogerio Brugnera, Lucas Formaglio e Pedro Luna
Idioma: PORTUGUÊS
Editora: A Penúltima Edição
Assunto: Literatura Nacional – Contos
Ilustrações: Vinicius Silva e Kellen Carvalho
Diagramação: Kellen Carvalho
Edição: 1
Ano: 2015

Informações: