Off-Topic: Resenha do western “Josey Wales – O Fora da Lei” (1976)


* Josey Wales – O Fora da Lei (The Outlaw Josey Wales, EUA, 1976)
Dirigido e estrelado por Clint Eastwood, é um dos grandes filmes de western da história do gênero, assim como “Os Imperdoáveis” (1992), também de Eastwood e com Morgan Freeman.
Depois que Josey Wales (Eastwood), um fazendeiro do Estado de Missouri, perdeu sua esposa e filho, assassinados num ataque criminoso que incendiou sua casa, liderado por soldados da união durante o fim da guerra civil dos Estados Unidos, ele torna-se um renegado sulista à procura de vingança. Suas habilidades com as armas de fogo e a imensa quantidade de homens mortos por suas mãos, o tornaram popular e temido, sendo perseguido pelo exército dos “barrigas azuis” e com a cabeça colocada à prêmio, instigando os caçadores de recompensas. Josey Wales encontra em seu caminho um velho índio renegado, Lone Watie (Chief Dan George), e junto com outras pessoas, eles procuram um lugar para viver nas terras selvagens do Kansas ou Texas. Mas, o procurado pistoleiro precisa constantemente lutar por sua vida numa guerra que para ele ainda não acabou.
Obra prima do western, lançada em DVD no Brasil pela Warner. São 135 minutos de uma história interessante que mantém a atenção o tempo todo, onde acompanhamos a saga sangrenta de um homem em busca de liberdade e paz pessoal para livrar-se dos tormentos causados pelo assassinato brutal de sua família nos conflitos da guerra civil. Homem frio de poucas palavras e expressão rude, seus feitos como um renegado considerado fora da lei e a simples menção de seu nome, desperta temor nos mais bravos criminosos.
Sua característica em cuspir sempre que está contrariado ou para desafiar os inimigos é um dos pontos fortes e muitas vezes hilários, principalmente quando o alvo de sua saliva é um cachorro vira lata que o acompanha em parte de sua jornada. Juntamente com uma cena antológica de um tenso, marcante e memorável diálogo com o chefe índio Ten Bears (Will Sampson), sobre liberdade, fraqueza da humanidade, falsa política dos homens dos governos e o direito à vida (ou à morte) em paz.
Clint Eastwood está excepcional no papel principal e também atrás das câmeras. Certamente é um dos grandes nomes do cinema em todos os tempos, especialmente no fascinante gênero western.
(RR – 29/11/14)