Divulgação de livro: “As Melhores Novelas Brasileiras de Ficção Científica”, organizado por Roberto de Sousa Causo


DEVIR LANÇA ANTOLOGIA COM SELEÇÃO DAS MELHORES NOVELAS BRASILEIRAS DE FICÇÃO CIENTÍFICA


Título: As Melhores Novelas Brasileiras de Ficção Científica

Autor: Roberto de Sousa Causo (organização)

Editora: Devir Livraria Ltda.

Número de páginas: 224

Arte da capa: Vagner Vargas

ISBN: 978-85-7532-476-9

Preço: R$ 29,50


com histórias de Afonso Schmidt, André Carneiro, Rubens Teixeira Scavone e Finisia Fideli


Impulsionada pelo interesse despertado pelas antologias Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica (Devir, 2008) e Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica: Fronteiras (Devir, 2010), a Devir Livraria prossegue com o seu programa exclusivo de resgate de narrativas importantes do passado da ficção científica brasileira, que merecem a posição de referência junto aos leitores atuais.

Em 2008, Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica, foi um dos livros do gênero mais tratados pela imprensa cultural, e um sucesso de vendas. Essa foi a primeira antologia retrospectiva de obras importantes do passado do gênero, no Brasil. Os 11 contos de Machado de Assis, Gastão Cruls, Domingos Carvalho da Silva, André Carneiro, Rubens Teixeira Scavone, Jorge Luiz Calife e outros chamaram a atenção da crítica e do público. “Uma referência e um marco do padrão de qualidade que pode e deve ser exigido do aspirante a autor de ficção científica”, escreveu um crítico.

As Melhores Novelas Brasileiras de Ficção Científica traz quatro novelas e noveletas: “Zanzalá” (1936), de Afonso Schmidt; “A Escuridão” (1963), de André Carneiro; “O 31.º Peregrino”, de Rubens Teixeira Scavone; e “A Nós o Vosso Reino” (1998), de Finisia Fideli. São textos diversificados em tom, tema e estilo; juntos, eles compõem um instantâneo do relativo alcance e leque de abordagens que a ficção científica alcançou no Brasil. Ao mesmo tempo, sugerem como a FC brasileira tende a subverter ou expandir, de maneira incomum em relação aos exemplos anglo-americanos.


Repercussão das antologias anteriores:


Elogios da Crítica a Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica (2008):

“[F]aziam falta boas antologias de textos brasileiros... Agora, porém, o círculo vicioso começa a ser quebrado: pelo menos uma boa antologia, a primeira do gênero em muitos anos, recupera essa história: Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica, editada por Roberto de Sousa Causo... [E]ssa antologia pode ser considerada uma referência e um marco do padrão de qualidade que pode e deve ser exigido do aspirante a autor [de ficção científica].”

—Antonio Luiz M. C. Costa. CartaCapital.


“Uma coletânea de ficção científica que coloca Machado de Assis ao lado de autores normalmente restritos ao gênero — como Gastão Cruls, André Carneiro, Jerônymo Monteiro, Rubens Teixeira Scavone — provoca certa estranheza... [N]ão é improvável que Causo tenha incluído Machado de Assis nesse rol para mostrar o reverso da medalha: se podemos ler um grande escritor por esse viés, por que não ler ícones da ficção científica para além do registro temático?...”

—Manuel da Costa Pinto. Folha de S. Paulo.


“Em meio ao número cada vez maior de antologias de contos publicadas no Brasil ultimamente, era de se estranhar que ainda não houvesse surgido nenhuma voltada para a ficção científica... Não cabe aqui buscar explicações para o fato, mas apenas apontar para a importância da recém-lançada coletânea organizada por Roberto Causo.... Não há dúvida de que o leitor há de encontrar no livro bons momentos de leitura.”

—Flávio Carneiro. O Globo.


“[Um volume] muito bem editado pelo escritor e crítico Roberto de Sousa Causo para a coleção Pulsar da editora Devir... Causo selecionou contos que compreendem um período de mais de cem anos da literatura nacional...”

—Dorva Rezende. Diário Catarinense.


“Adotada pela nascente indústria cultural, no começo do século passado, a FC ficou associada à cultura norte-americana. Daí talvez o equívoco, nada racional, de se acreditar que no Brasil não se produzem obras do gênero. Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica não só prova o contrário, como dá mostras da qualidade do que por aqui se escreveu. A coletânea foi organizada por Roberto Causo, escritor de FC e estudioso das expressões nacionais desse tipo de literatura. A ‘Introdução’ de Causo cumpre bem o papel de apresentar... o histórico do gênero aos leitores, pontuando ainda as dificuldades do pesquisador e os percalços editoriais enfrentados pelos escritores.”

—Dellano Rios. Diário do Nordeste.


“O escritor e pesquisador Roberto de Sousa Causo organizou a obra Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Cientifica... A ficção científica brasileira está aí, projetando os problemas humanos, desde o século 19, como atesta esta antologia. Enquanto o ‘País do Futuro’ ainda se espreguiça no berço, a FC brasileira merece um futuro mais otimista.”

—Alessandro Soares. Diário do Grande ABC.


“O grande atrativo de Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica é acompanhar como autores — fãs de Júlio Verne, H. G. Wells, Aldous Huxley, Arthur C. Clarke e outros grandes nomes da ficção científica — relatam aventuras de outros mundos sob uma óptica tipicamente brasileira.”

—Ana Paula Corradini. Scientific American Brasil.


“Esta antologia de contos já nasce importante no cenário da ficção científica brasileira. [...] O organizador Roberto Causo argumenta na ótima introdução que a ficção científica foi o gênero literário esquecido nas letras nacionais no século XX. Portanto, sua intenção é de que ao nascer deste novo século, ela venha a ter uma maior atenção além de suas fronteiras tradicionalmente circunscritas a comunidades de fãs e escritores marginalizados do contexto geral.”

—Marcello Simão Branco. Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2007.


Elogios da Crítica a Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica: Fronteiras (2010):


Roberto de Sousa Causo vem prestando um enorme serviço à literatura brasileira, não só por meio de ensaios e antologias como esta... onde demonstra a existência (e até certa “tradição”) do gênero entre nós, mas principalmente pelo incentivo aos jovens escritores que pretendem caminhar por essa seara, vista com maus olhos por crítica e público (que não acredita que nós, brasileiros, possamos escrever boas histórias de ficção científica).

—Luiz Ruffato, Folha de S. Paulo


Saiu o segundo volume da ótima antologia de Roberto de Sousa Causo: Fronteiras.

—Nelson de Oliveira


Esta é uma das principais surpresas que a coletânea Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica: Fronteiras reserva ao assim chamado “grande público”: a noção de que no Brasil não só se produz ficção científica como o gênero conta até com uma rala, ainda que sólida, tradição.... Sim. O Brasil tem grandes nomes de ficção científica em atividade.

—Carlos André Moreira, No Zero Hora


Neste segundo volume... a editora Devir continua resgatando as principais histórias de FC escritas por autores brasileiros. O foco, aqui, é a literatura “fronteiriça” (borderline), nome dado aos trabalhos que envolvem ficção científica e outros gêneros numa mesma história. São quatorze contos nessa linha, escritos por Lima Barreto, Lygia Fagundes Telles e Braulio Tavares, entre outros.

—Sci-Fi News


Sobre o Organizador:

Formado em Letras pela FFLCH/USP, Roberto de Sousa Causo é autor do ensaio Ficção Científica, Fantasia e Horror no Brasil: 1875 a 1950 (Editora da UFMG, 2003), considerado texto-referência para o entendimento da FC no Brasil. Organizou as antologias Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica (Devir, 2008) e, para o público juvenil, Histórias de Ficção Científica (Ática, 2005).


Devir Livraria: “Líder em ficção científica, fantasia e horror”

Rua Teodureto Souto, 624 - Cambuci - São Paulo-SP, CEP 01539-000 – Fone: (11) 2127- 8787

Mais informações: luzia@devir.com.br

Visite o site: http://www.devir.com.br/