“Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica”, antologia editada por Roberto de Sousa Causo



DEVIR LANÇA
OS MELHORES CONTOS BRASILEIROS DE FICÇÃO CIENTÍFICA: FRONTEIRAS

Título: Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica: Fronteiras
Organização: Roberto de Sousa Causo.
Capa: Vagner Vargas & R. S. Causo.
Número de páginas: 187 pp.
Formato: 14 x 21 cm.
Editora: Devir Livraria, Selo Pulsar.
ISBN: 978-857532-401-1
Preço: R$ 21,95

Com este lançamento, a Devir dá continuidade ao seu programa de resgate e discussão de obras significativas da história da ficção científica brasileira.

Em 2008, o volume anterior, Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica, foi um dos livros do gênero mais tratados pela imprensa cultural, e um sucesso de vendas. Essa foi a primeira antologia retrospectiva de obras importantes do passado do gênero, no Brasil. Os 11 contos de Machado de Assis, Gastão Cruls, Domingos Carvalho da Silva, André Carneiro, Rubens Teixeira Scavone, Jorge Luiz Calife e outros chamaram a atenção da crítica e do público. “Uma referência e um marco do padrão de qualidade que pode e deve ser exigido do aspirante a autor de ficção científica”, escreveu um crítico.

Trazendo agora 14 contos, este segundo volume acentua os encontros — dentro do conceito do “fronteiriço” — da ficção científica com outras formas de literatura de gênero (como o horror ou a fantasia), e com a alta literatura. Entre os autores agora selecionados, Lima Barreto, Lygia Fagundes Telles e Braulio Tavares, compreendendo cem anos de ficção científica brasileira. Variada, a antologia oferece contos muito diversificados em tom, tema e estilo, de narrativas apocalípticas a ficção religiosa, histórias de revolta da natureza, de opressão totalitária, guerras e mistérios espaciais, e visitas alienígenas à Terra.

Da Introdução: “Assim como o Brasil dos muitos biomas é detentor da maior biodiversidade do planeta, nossa literatura deveria refletir a mesma diversidade — a diversidade cultural e social do Brasil urbano e do rural, do Brasil que fabrica satélites artificiais e daquele que constrói casas de barro e sapé, do Brasil do Primeiro Mundo e do Paleolítico internado na selva.
“Este Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica: Fronteiras se dedica a fornecer um vislumbre dessa diversidade necessária. Histórias que exploram diferentes locações, seja no Brasil do Rio de Janeiro, do Espírito Santo ou de São Paulo, a praia, a serra, a megalópole anônima ou a cidade do interior, e pontos distantes no tempo e no espaço. Contos que transitam na linha fronteiriça entre a loucura e o vislumbre de uma outra realidade. Contos que abordam diferentes estratégias literárias, da objetividade narrativa ao experimentalismo formal, do tom confessional ao lírico. Histórias que contém uma herança pulp ou traços formalistas de autoconsciência literária.”

O índice de Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica: Fronteiras

A Nova Califórnia (1910) - Lima Barreto
A Vingança de Mendelejeff (1932) - Berilo Neves
Delírio (1934) - Afonso Schmidt
O Homem que Hipnotizava (1963) - André Carneiro
Sociedade Secreta (1966) - Domingos Carvalho da Silva
Um Braço na Quarta Dimensão (1964) - Jerônymo Monteiro
Número Transcendental (1961) - Rubens Teixeira Scavone
Seminário dos Ratos (1977) - Lygia Fagundes Telles
O Visitante (1977) - Marien Calixte
Uma Semana na Vida de Fernando Alonso Filho (1984) - Jorge Luiz Calife
Mestre-de-Armas (1989) - Braulio Tavares
O Fruto Maduro da Civilização (1993) - Ivan Carlos Regina
Engaiolado (1998) - Cid Fernandez
Controlador (2001) - Leonardo Nahoum

Sobre o Organizador:
Formado em Letras pela FFLCH/USP, Roberto de Sousa Causo é autor do ensaio Ficção Científica, Fantasia e Horror no Brasil: 1875 a 1950 (Editora da UFMG, 2003), considerado texto-referência para o entendimento da FC no Brasil. Organizou as antologias Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica (Devir, 2005) e, para o público juvenil, Histórias de Ficção Científica (Ática, 2005).

Devir Livraria: “Líder em ficção científica, fantasia e horror”
Rua Teodureto Souto, 624 - Cambuci - São Paulo-SP, CEP 01539-000
Fone: (0__11) 2127- 8787 - horário comercial
Mais informações: marialuzia.devir@gmail.com
Visite o nosso site: http://www.devir.com.br/

Elogios da Crítica a "Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica (2008)":

“Faziam falta boas antologias de textos brasileiros... Agora, porém, o círculo vicioso começa a ser quebrado: pelo menos uma boa antologia, a primeira do gênero em muitos anos, recupera essa história: Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica, editada por Roberto de Sousa Causo... Essa antologia pode ser considerada uma referência e um marco do padrão de qualidade que pode e deve ser exigido do aspirante a autor [de ficção científica].” — Antonio Luiz M. C. Costa. Carta Capital.

"Uma coletânea de ficção científica que coloca Machado de Assis ao lado de autores normalmente restritos ao gênero — como Gastão Cruls, André Carneiro, Jerônymo Monteiro, Rubens Teixeira Scavone — provoca certa estranheza... Não é improvável que Causo tenha incluído Machado de Assis nesse rol para mostrar o reverso da medalha: se podemos ler um grande escritor por esse viés, por que não ler ícones da ficção científica para além do registro temático?...” — Manuel da Costa Pinto. Folha de S. Paulo.

“Em meio ao número cada vez maior de antologias de contos publicadas no Brasil ultimamente, era de se estranhar que ainda não houvesse surgido nenhuma voltada para a ficção científica... Não cabe aqui buscar explicações para o fato, mas apenas apontar para a importância da recém-lançada coletânea organizada por Roberto Causo. A proposta é apresentar um panorama histórico da ficção científica brasileira e isto o organizador... faz bem, não apenas no texto introdutório com em apresentações que antecedem cada um dos contos e podem ser muito úteis a quem se interessar por uma introdução à história do gênero entre nós... Não há dúvida de que o leitor há de encontrar no livro bons momentos de leitura.” — Flávio Carneiro. O Globo.

“Um volume muito bem editado pelo escritor e crítico Roberto de Sousa Causo para a coleção Pulsar da editora Devir... Causo selecionou contos que compreendem um período de mais de cem anos da literatura nacional...” — Dorva Rezende. Diário Catarinense.

“Adotada pela nascente indústria cultural, no começo do século passado, a FC ficou associada à cultura norte-americana. Daí talvez o equívoco, nada racional, de se acreditar que no Brasil não se produzem obras do gênero. Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica não só prova o contrário, como dá mostras da qualidade do que por aqui se escreveu. A coletânea foi organizada por Roberto Causo, escritor de FC e estudioso das expressões nacionais desse tipo de literatura. A ‘Introdução’ de Causo cumpre bem o papel de apresentar... o histórico do gênero aos leitores, pontuando ainda as dificuldades do pesquisador e os percalços editoriais enfrentados pelos escritores.” — Dellano Rios. Diário do Nordeste.

“O escritor e pesquisador Roberto de Sousa Causo organizou a obra Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Cientifica... A ficção científica brasileira está aí, projetando os problemas humanos, desde o século 19, como atesta esta antologia. Enquanto o ‘País do Futuro’ ainda se espreguiça no berço, a FC brasileira merece um futuro mais otimista.” — Alessandro Soares. Diário do Grande ABC.

“O grande atrativo de Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica é acompanhar como autores — fãs de Júlio Verne, H. G. Wells, Aldous Huxley, Arthur C. Clarke e outros grandes nomes da ficção científica — relatam aventuras de outros mundos sob uma óptica tipicamente brasileira.” — Ana Paula Corradini. Scientific American Brasil.

“Esta antologia de contos já nasce importante no cenário da ficção científica brasileira. [...] O organizador Roberto Causo argumenta na ótima introdução que a ficção científica foi o gênero literário esquecido nas letras nacionais no século XX. Portanto, sua intenção é de que ao nascer deste novo século, ela venha a ter uma maior atenção além de suas fronteiras tradicionalmente circunscritas a comunidades de fãs e escritores marginalizados do contexto geral.” — Marcello Simão Branco. Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2007.

“O título do livro Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica pode soar estranho para muitas pessoas. Afinal, existe o gênero da ficção científica na literatura nacional? Apesar de relativamente desconhecido do grande público, a FC no Brasil começou no final do século XIX e alguns dos mais consagrados escritores já experimentaram nesse campo, como Erico Verissimo e Monteiro Lobato. O livro da Editora Devir, editado por Roberto de Sousa Causo, traz uma bela introdução escrita por ele mesmo, intitulada Um Resgate da Ficção Científica Brasileira. Nela, pode-se ter uma idéia da evolução do gênero por aqui, alguns títulos relevantes, as tendências de grupos como a ‘geração GRD’, a influência de H. G. Wells, Edgar Allan Poe e outros gigantes da FC nos escritores nacionais ou seja, o necessário para entender melhor esse ‘renegado’ da literatura nacional. Depois, vêm os contos propriamente ditos. São 11 contos sobre os mais variados temas: imortalidade, contatos imediatos com alienígenas, os efeitos da guerra atômica e da radiação na população, universos futuros e outros que, com certeza, irão agradar aos fãs da FC. O destaque fica por conta de O Imortal, escrito pelo genial e inconfundível Machado de Assis.” — Sci-Fi News: A Revista Brasileira de Ficção Científica, Fantasia e Entretenimento.

“Quando um leigo no assunto toma Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica na mão a primeira reação é de espanto. Ficção científica brasileira? Existe isso? A surpresa é bem natural. [...] Daí a surpresa de, numa coletânea como esta, constar o nome de Machado de Assis com o conto ‘O Imortal’, mostrando que o gênero existia já no século XIX. [...] Vale notar que a temática dos contos reflete os problemas e inquietações da época em que foram escritos, como é muito comum nesse tipo de literatura: os contos ‘O Último Artilheiro’ e ‘A Espingarda’, dos anos 60, tratam da realidade de um mundo pós-guerra nuclear, algo que, naquela época, parecia iminente; já ‘Meu Sósia’, de 1938, aborda a questão do duplo, praticamente uma obsessão na literatura da primeira metade do século passado, e ‘O Imortal’ de Machado critica o cientificismo dominante no pensando de sua época.” — Perpectiva, http://perspectivabr.wordpress.com/

“A ficção científica brasileira pode não ser tão visível quanto a americana, mas nunca deixou de ser produzida. Do século 19 ao atual nunca houve falta de novos títulos e trabalhos sendo publicados. Até autores célebres, como Machado de Assis e Monteiro Lobato, que não costumamos associar ao gênero, produziram obras de ficção científica. Uma pequena amostra dessa produção está na antologia Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica, organizada pelo especialista Roberto de Sousa Causo e editada pela Devir de São Paulo. O livro resgata trabalhos pouco conhecidos...” — Diário Online Lazer.