Divulgação de palestra: “Origem e Confecção de Amuletos”, por Sérgio Pereira Couto, dia 30/07/09 em São Paulo


(Mensagem de divulgação de Sérgio Pereira Couto)

Amuletos são definidos como objetos consagrados por meios mágicos que devem ser usados junto ao corpo. Podem ser anéis, correntes, medalhas ou com outras formas. Pelos séculos e entre várias civilizações, esse hábito perdurou a pontos de passar por fases que vão do politeísmo das antigas civilizações até os alquimistas e representantes da igreja católica, que usam imagens de santos como uma variação de amuletos.
Cada amuleto é, por definição, imantado com uma força mágica de proteção para o usuário. O significado e poder místico estão ligados com sua forma e a simbologia gravada no mesmo. Porém ninguém sabia ao certo como eles eram confeccionados nem como poderiam transmitir sua energia para quem os usava.
A tradição na fabricação dos amuletos chegou até nossos dias. E agora é apresentada, de maneira histórica e científica, para o público frequentador dos eventos da Livraria Cultura do Shopping Bourbon.
Nesta palestra inédita, promovida pela LIVRARIA CULTURA com o apoio da revista LEITURAS DA HISTÓRIA, da Editora Escala, teremos as repostas. Apresentada pelo jornalista e escritor SÉRGIO PEREIRA COUTO, autor dos livros SOCIEDADES SECRETAS e SOCIEDADES SECRETAS – O SUBMUNDO e apresentador do CICLO DE PALESTRAS SOCIEDADES SECRETAS, que acontece mensalmente no mesmo local.
Aqui o público poderá conhecer finalmente os mistérios e segredos ligados à fabricação destes objetos únicos por meio de um bate-papo com dois convidados especiais: JÚLIO CÉSAR SERVILHA, estudioso de wicca e magia egípcia, além de ourives e fabricante de amuletos; e GIANPAOLO CELLI, editor da Tarja Editorial e pesquisador de cultura celta.
Você sabe dizer o que significa um amuleto? Qual a origem histórica daqueles mais conhecidos? Como se faz para montar um deles? E a influência cultural de cada peça, como fica? Venha descobrir como essas peças são fabricadas, o poder mágico de cada uma e seu passado histórico.
Palestra
Quinta-feira, 30 de julho às 19h30
Tema: Ciclo sociedades secretas – Origens e confecção de amuletos mágicos
Palestrantes: Sérgio Pereira Couto, Gianpaolo Celli e Júlio César Servilha
Local: Livraria Cultura Bourbon Shopping Pompéia – Rua Turiassu, 2100 – São Paulo/SP
Link para o evento no site da Cultura:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/eventos/resenha.asp?nevento=4661&local=&tipoEvento=palestra&sid=1682201751178343699431160&k5=8623D0B

Sérgio Pereira Couto
Jornalista e escritor
http://cantodooraculo.wordpress.com