Dica de filme: “Semum” (Turquia, 2008)


Semum: O Exorcista da terra da guerra.
Texto por Iam Godoy (editor do fanzine eletrônico “Fun House” e fundador da “Raven´s House”)

Acabo de assistir a um filme de horror de um lugar que nunca imaginei produzir filmes do gênero. Com um argumento maciço e um clima pesado e misógeno, SEMUM promete marcar sua passagem nos corredores sangrentos do cinema B.
Um jovem casal, Canan e Volkan, acabam de se mudar para a sua nova casa, mas a felicidade dura pouco quando Canan começa a agir estranhamente. No começo tudo parece se tratar de um simples caso de stress até Canan começar a demonstrar atitudes não muito humanas. Volkan, à pedido de seu amigo, resolve procurar uma espécie de exorcista muçulmano que diagnostica as atitudes da sua esposa como obras de um espírito subterrâneo chamado Semum.
"SEMUM" baseia o seu enredo sobre a crença islâmica que, antes de Deus criar Adão e Eva, havia criaturas vagando pela Terra que foram criadas à partir do fogo primordial. Essas criações ficaram ciumentas da humanidade e agora passam o seu tempo tentando prejudicá-los, possuí-los e destruí-los.
O Diretor Hasan Karacadag argumenta que ele tentou criar um modelo turco-islâmico de cinema de horror ("torror", turkish horror) e que iria fazer com que o mundo reconhecesse este modelo, dos quais vê "Semum" como o primeiro exemplo. O filme em si não traz nada de extraordinário, mas só a ousadia do projeto já vale a história, pois com um arsenal de referências cinematográficas, do gore ao investigativo, Semum prende a atenção do espectador pela curiosidade novelística que apresenta.
Destaque supremo à oração da abertura...

IMDB: http://us.vdc.imdb.com/title/tt1153085/maindetails
Offical Web Site: www.semum.com

Direção: Hasan Karacadag
Gênero: Terror / Duração: 116 min / Lançamento: 2008

CAST:
Ayça Inci ... Canan
Burak Hakki ... Volkan
Cem Kurtoglu ... Mikail Hoca
Sefa Zengin ... Raci
Bahtiyar Engin ... Macit
Nazli Ceren Argon ... Banu
Yildirim Öcek ... Emlakçi
Hakan Meriçliler
Levent Sülün ... Ali

TEASER: http://www.youtube.com/watch?v=X28IhPaYNms
TRAILER: http://www.youtube.com/watch?v=puwXo95ds_4