Núcleo Temático de Literatura Fantástica na Biblioteca Viriato Corrêa, em São Paulo

(dica de Leandro Raniero Fernandes)

A partir do dia 22 de novembro, a Biblioteca Viriato Corrêa passará a contar com núcleo temático de literatura fantástica.
O local terá nova ambientação e acervo referente ao tema.
No local, os freqüentadores vão se deparar com um espaço que vai "além da imaginação", com estantes tortas que disfarçam prateleiras retas, pilastras vermelhas, móveis verde musgo e um jardim com plantas exóticas, elementos que remetem à história de Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll.
Para que sejam ainda mais inseridos nesse universo onírico, os visitantes vão se deparar com um grande buraco no chão, no qual poderão ser encontrados livros que vão do gótico ao fantástico, passando pelo realismo mágico e a ficção científica.
O acervo, com cerca de 35 mil exemplares, possui alguns dos principais nomes da literatura fantástica, como Edgar Allan Poe, Júlio Cortazar, Ray Bradbury, H. G. Wells e Phillip Dick, além de títulos atuais, como Harry Potter. Para comemorar a inauguração foram programadas diversas atrações.
No dia 22, na Sala Luiz Sergio Person, às 18:00, será apresentado um espetáculo inspirado na obra O conto da ilha desconhecida, do escritor português José Saramago.
No dia 23, começa a mostra Loucos por Cinema Fantástico. No mesmo dia, inicia-se o curso Do gótico à ficção científica, as formas literárias do fantástico, ministrado pela curadora da biblioteca, Ana Cecília Olmos.
No dia 29, às 11:00, a Cia. Quase Cinema encena o teatro de sombras Histórias Fantásticas: viola, violão e outras cordas; e, às 18:00, acontece a apresentação literário-musical O avesso da paranóia: delírio e lucidez na obra de Ignácio de Loyola Brandão, com as presenças do escritor e de artistas convidados, como o músico Carlos Careqa e a cantora Sílvia Handroo.
A Biblioteca Viriato Corrêa fica na Rua Sena Madureira, 298 – Vila Mariana – São Paulo/SP.
Mais informações pelos telefones (11) 5573-4017 e (11) 5574-0389.