Divulgação de evento: “Mesa redonda – O vampiro no cinema, literatura e quadrinhos”, dia 31/10/08 no Rio de Janeiro


Evento Vampírico no Rio de Janeiro
Uma boa pedida para quem é carioca ou vai com frequencia ao Rio de janeiro. Para marcar o lançamento do livro O vampiro antes de Drácula (Aleph, 2008), organizado, traduzido e comentado por Martha Argel e Humberto Moura Neto, acontecerá na Livraria Travessa do Leblon a mesa-redonda "O vampiro na literatura", no cinema e nos quadrinhos. Além dos autores, participará da mesa-redonda o escritor e roteirista de quadrinhos Carlos Patati. A moderação será de Giulia Moon, conhecida autora de histórias vampíricas. Após a mesa-redonda, haverá uma sessão de autógrafos. Em "O Vampiro antes de Drácula", Martha Argel e Humberto Moura Neto apresentam o longo histórico de aparições do vampiro na prosa, nos versos e nos palcos desde meados do século XVIII, e mostram que já existia "não-vida" muito antes do romance de Bram Stoker. Foram escolhidas as narrativas que lançaram as bases para o vampiro clássico, e que demonstram a diversidade que ele assumiu ao longo do século XIX. A seleção dos doze contos abarca o período que vai de 1819, considerado o ponto de partida da prosa vampírica, até 1897 (publicação do "Drácula" de Bram Stoker). A obra inclui, entre outros, contos de Edgar Allan Poe, H. G. Wells, Bram Stoker e Alexandre Dumas.

Mesa-redonda O vampiro na literatura, no cinema e nos quadrinhos:
Martha Argel é bióloga, doutora em ecologia e autora de vários livros de literatura fantástica, entre os quais O livro dos contos enfeitiçados (Landy, 2006) e o romance Relações de Sangue (Novo Século, 2002). Recentemente participou da antologia Amor vampiro (Giz Editorial, 2008).
Humberto Moura Neto também é biólogo, mestre em biologia marinha e tradutor, além de grande conhecedor de literatura e cinema de vampiros.
Carlos Patati é escritor e roteirista de quadrinhos, tendo publicado há pouco o Almanaque dos Quadrinhos (Ediouro, 2007). Entre suas obras destacam-se o romance de ficção científica A sorte dos girinos (Quartet, 1999) e as graphic novels A guerra dos dinossauros (Escala) e Sangue bom (Opera Graphica, 2003).
Giulia Moon é publicitária e escritora, tendo publicado as coletâneas de contos Luar de vampiros (Scortecci, 2003), Vampiros no espelho e outros seres obscuros (Landy, 2004) e A dama morcega (Landy, 2006). Também participou da antologia Amor vampiro (Giz Editorial, 2008).
Data: 31 de outubro de 2008 (sexta-feira, Halloween)
Local: Livraria Travessa Leblon
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Shopping Leblon, 2º piso, Rio de Janeiro
Horário: a partir das 19h00