“Sodom” novamente no Brasil: 13/09/08 no “Hangar 110” (São Paulo)











A lendária banda alemã de Thrash Metal “Sodom”, que ao lado dos conterrâneos do “Kreator” e “Destruction”, é conhecida como uma das precursoras do estilo no início dos anos 80, esteve novamente em turnê pelo Brasil. Em 13/09/08 eles tocaram em São Paulo, no “Hangar 110” (Bom Retiro), com casa lotada e um set de uma hora e meia do mais puro Thrash Metal, com direito a diversos petardos clássicos da banda.
O show teve abertura do “Andralls”, que mostrou com competência a força do metal nacional. Depois, às 22:15 horas o “Sodom” subiu ao palco detonando sons arrasadores como “Outbreak of Evil”, “Blasphemer”, “Witching Metal”, “The Saw is The Law”, “Sodomy and Lust”, “Agent Orange”, “Remember the Fallen”, “Ausgebombt”, “Obsessed by Cruelty”, “M-16”, "Bombenhagel" e até um cover do “Motorhead” (“Ace of Spades”), entre outros. Houve também um momento de homenagem ao ex-baterista Chris Witchhunter, da formação original da banda (entre 1982 e 1992), e que faleceu no dia 07/09.
O líder, baixista e vocal Tom Angelripper esteve sempre muito próximo do público, demonstrando grande carisma e empatia com o Brasil, e o guitarrista Bernemann agradeceu a ótima recepção falando algumas palavras em português. Eles procuraram enfatizar claramente a imensa satisfação em tocar sempre em nosso país (a última vez foi em 2005, ao lado dos americanos do “Nuclear Assault”), que é poderoso no cenário de metal extremo mundial e tem uma legião diferenciada de fãs, conhecido internacionalmente como um dos melhores lugares do mundo para a visita de bandas do exterior.
Um momento curioso que merece registro: um fã subiu ao palco para um “mosh” e ao escorregar no momento do salto, teve seu cabelo preso no baixo de Tom Angelripper, obrigando a interrupção do show por alguns instantes no início da música “Remember the Fallen”.