“Marduk” e “Vader” retornam ao Brasil para o “VII Extreme Metal Fest”, evento anual organizado pela “Tumba Productions”






A etapa do “VII Extreme Metal Fest” na cidade de São Paulo foi realizada no “Hangar 110” (Bom Retiro), no dia 21/03/08, um feriado religioso que trouxe de positivo a facilidade de se locomover numa cidade caótica como São Paulo, pois o trânsito estava excepcionalmente favorável.
A banda de abertura foi “Gestos Grosseiros”, de Guarulhos/SP, que iniciou a apresentação às 20:00 horas, com um show de trinta minutos, dando seu recado com um Death Metal tradicional e bem executado, como parte da turnê “Brazilian Countdown to Kill”.
Entre 20:30 e 22:15 horas, houve uma enorme interrupção por problemas técnicos, onde alguém da equipe da casa informou tratar-se de uma fonte queimada. Foi um fato que incomodou bastante, gerando cansaço e irritação no público.
Às 22:15 horas subiram ao palco os veteranos poloneses do “Vader”, que já estão acostumados em tocar no Brasil, detonando um set de cerca de 50 minutos, divulgando o último CD “Impressions in Blood” (2006). O destaque é o baterista Darek Brzozowski, que parece uma britadeira humana nos dois bumbos.
Depois de mais um intervalo de aproximadamente meia hora, chegou a vez dos suecos do “Marduk” subirem ao palco para fazerem seu show, que foi curto (apenas uma hora de duração), divulgando o CD “Rom 5:12” (2007). No setlist tivemos os petardos sonoros “The Levelling Dust”, “Baptism by Fire”, “Still Fucking Dead (Here´s No Peace)”, “With Satan and Victorious Weapons”, “Imago Mortis”, “Beast of Prey”, “Those of the Unlight”, “Beyond the Grace of God”, “Materialized in Stone”, “The Hangman of Prague”, “Wolves”, “Limbs of Worship”, e fechando com a devastadora “Panzer Division Marduk”. Os problemas técnicos atrapalharam a performance da banda, pois o vocal de Mortuus estava baixo. Esperava por um inexistente encore e percebi um pouco de falta de empolgação do “Marduk”, talvez até motivada pela sucessão de problemas do “Hangar 110”, que além de desconfortável, demonstra claramente deficiências na estrutura técnica de som. Curiosamente, no dia anterior, 20/03, quinta-feira, a banda deveria tocar em Campinas/SP no “Hammer Rock Bar”, mas não conseguiu chegar a tempo por problemas no vôo, e apenas o “Vader” fez seu show. E completando a sucessão de equívocos, o “Marduk” ainda teve o azar de suas bagagens (roupas e instrumentos) terem sido desviados indo parar em outro aeroporto, e eles tiveram que tocar no “Hangar 110” com os materiais emprestados do “Vader”, contribuindo para o visível abatimento dos músicos durante o show. Eles pediam mais participação do público, que por sua vez também não estava tão receptivo como normalmente já é sua característica (aliás, um fato sempre muito comentado pelas bandas internacionais que tocam no Brasil), pois os fãs também sentiram tanto os problemas técnicos de som e atrasos do “Hangar 110” quanto um certo desânimo da banda por tudo que foi relatado aqui. Mas, no final, o que interessa mesmo é que foi mais um show do “Marduk”, uma das principais bandas de metal extremo do mundo.
O ano de 2008 será interessante para os fãs de metal extremo, pois teremos muitos shows de bandas internacionais em São Paulo. No dia 18/04 tem “Obituary” e “Dying Fetus” (as duas dos EUA) e no dia 08/05 tem “Behemoth” (Polônia), ambos no “Hangar 110”. Também em Maio tem “Besatt” (Polônia). E para o segundo semestre tem “Desaster” (Alemanha), e “Suffocation” e “Sadus” (ambas bandas americanas) no festival “Setembro Negro”, da “Tumba Productions”...