Leia a coluna dos dias 23 e 24/02/08 do escritor Roberto de Sousa Causo no “Terra Magazine”


(mensagem de Roberto de Sousa Causo)

Neste fim de semana, resenhamos o romance gráfico de Alan Moore & Melanie Gebbie, “Lost Girls Livro 1: Meninas Crescidas”, que trata de três heroínas de histórias infantis crescidas e envolvidas com a sua sexualidade, às vésperas da Primeira Guerra Mundial.
Confira em:

Confira também as novidades, nos drops, em:

Aproveito para chamar sua atenção, mais uma vez, para a antologia recém-lançada “Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica”, com mais retorno de imprensa:
Faziam falta boas antologias de textos brasileiros... Agora, porém, o círculo vicioso começa a ser quebrado: pelo menos uma boa antologia, a primeira do gênero em muitos anos, recupera essa história: Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica, editada por Roberto de Sousa Causo... Essa antologia pode ser considerada uma referência e um marco do padrão de qualidade que pode e deve ser exigido do aspirante a autor [de ficção científica].
—Antonio Luiz M. C. Costa. “Ficção Científica Made in Brazil”. Carta Capital N.º 484, 22 de fevereiro de 2008.

Uma coletânea de ficção científica que coloca Machado de Assis ao lado de autores normalmente restritos ao gênero — como Gastão Cruls, André Carneiro, Jerônymo Monteiro, Rubens Teixeira Scavone — provoca certa estranheza... Não é improvável que Causo tenha incluído Machado de Assis nesse rol para mostrar o reverso da medalha: se podemos ler um grande escritor por esse viés, por que não ler ícones da ficção científica para além do registro temático?...
— Manuel da Costa Pinto. “Parábolas Alienígenas”. Folha de S. Paulo, 23 de fevereiro de 2008.