Leia a coluna dos dias 16 e 17/02/08 do escritor Roberto de Sousa Causo no “Terra Magazine”



(mensagem de Roberto de Sousa Causo)
Mais vampiros na coluna do “Terra Magazine”, neste fim de semana. A convidada Finisia Fideli resenha a antologia “Amor Vampiro”, com os autores nacionais Adriano Siqueira, André Vianco, Martha Argel, J. Modesto, Nelson Magrini, Regina Drummond, e Giulia Moon.
Leia em:

E Roberto Causo resenha o romance gráfico “Dias Sombrios”, a seqüência de “30 Dias de Noite”, recentemente adaptado para o cinema.
Leia em:

Aproveito para chamar sua atenção para a antologia recém-lançada “Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica”, já com algum retorno de imprensa:

"A ficção científica brasileira pode não ser tão visível quanto a americana, mas nunca deixou de ser produzida. Do século 19 ao atual nunca houve falta de novos títulos e trabalhos sendo publicados. Até autores célebres, como Machado de Assis e Monteiro Lobato, que não costumamos associar ao gênero, produziram obras de ficção científica. Uma pequena amostra dessa produção está na antologia Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica, organizada pelo especialista Roberto de Sousa Causo e editada pela Devir de São Paulo. O livro resgata trabalhos pouco conhecidos..."
—Diário Online Lazer, fevereiro de 2008.

"O título do livro Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica pode soar estranho para muitas pessoas. Afinal, existe o gênero da ficção científica na literatura nacional? Apesar de relativamente desconhecido do grande público, a FC no Brasil começou no final do século XIX e alguns dos mais consagrados escritores já experimentaram nesse campo, como Erico Verissimo e Monteiro Lobato. O livro da Editora Devir, editado por Roberto de Sousa Causo, traz uma bela introdução escrita por ele mesmo, intitulada Um Resgate da Ficção Científica Brasileira. Nela, pode-se ter uma idéia da evolução do gênero por aqui, alguns títulos relevantes, as tendências de grupos como a 'geração GRD', a influência de H. G. Wells, Edgar Allan Poe e outros gigantes da FC nos escritores nacionais ou seja, o necessário para entender melhor esse “renegado” da literatura nacional. Depois, vêm os contos propriamente ditos. São 11 contos sobre os mais variados temas: imortalidade, contatos imediatos com alienígenas, os efeitos da guerra atômica e da radiação na população, universos futuros e outros que, com certeza, irão agradar aos fãs da FC. O destaque fica por conta de O Imortal, escrito pelo genial e inconfundível Machado de Assis."
— Sci-Fi News N.° 120, fevereiro de 2008.