Está sendo lançada em Portugal uma antologia luso-brasileira de contos de Ficção Científica e Fantasia


(dica de Marcello Simão Branco, a partir de mensagem de Gabriel Boz)

POR UNIVERSOS NUNCA DANTES NAVEGADOS
Vários autores“
Autores portugueses e brasileiros apresentam um conjunto de narrativas inéditas de ficção científica e fantasia, demonstrando que o gênero fantástico em língua portuguesa continua intenso e criativo. Organização e Seleção de Jorge Candeias e Luís Filipe Silva, Edição Final de Luís Filipe Silva”
Há cerca de dois anos, no Fórum Fantástico 2005 (Portugal), foi apresentado o projeto editorial de Luís Filipe Silva e Jorge Candeias de uma antologia de ficção fantástica lusófona. Tendo a adesão superado as expectativas dos seus editores, foi selecionado um conjunto de contos a serem publicados por eventuais editoras interessadas.
Dois anos depois, Luís Filipe Silva revela a edição final da antologia Por Universos Nunca Dantes Navegados. Nas suas palavras, trata-se de uma nova Antologia de contos e novelas de literatura fantástica moderna da língua portuguesa, lida por elfos e extraterrestres, recheada de aventuras mágicas no reino das leis da física, polinsaturada com dispositivos mecânicos e unicórnios, a transbordar de feitiços e manuais de instruções, que sobreviva em atmosferas pesadas de noventa gravidades e lagos de metano, que se reproduza autonomamente na presença de papiro, e cujo Primeiro Contacto se faça no derivado lusitano do latim.
O objetivo é criar um espaço para o imaginário em português. Que nos relevasse se há uma forma diferente e própria de pensar o futuro. Que incentivasse a escrita no formato conto. Que acolhesse literatura fantástica em todas as manifestações, da tecnofantasia ao mito. Que desse uma oportunidade igual a autores conhecidos e desconhecidos, deste e do outro lado do Atlântico, de se mostrarem no seu melhor. Desta, resultou a seleção final das 14 histórias que se apresentam neste livro, da pena de autores portugueses e brasileiros. Os contos selecionados são da autoria de João Ventura, Wolmyr Alcantara, Yves Robert, Octavio Aragão, Jorge Candeias, Gabriel Boz, Telmo Marçal, Carlos Orsi, Carlos Patati, Sofia Vilarigues, António Candeias, Maria Helena Bandeira e Carla Cristina Pereira.
Conteúdo
Luís Filipe Silva, Introdução: O Estranho Caso da Prospectória Amnésica
Um breve percurso pela história da ficção científica portuguesa e uma tentativa de entender o fenômeno peculiar de ser uma literatura que em todas as gerações consegue feitos imediatamente ignorados ou esquecidos pelas gerações posteriores, numa constante quebra de continuidade.
João Ventura, Resíduos Sólidos Urbanos
Tudo o que uma civilização moderna produz acaba eventualmente tornando-se num resíduo: os objetos que utiliza a tecnologia, os meios de fabrico, a comida, o vestuário, os medicamentos, tudo o que tem uso acaba por eventualmente encontrar caminho para o grande caudal de matérias para reciclagem e despejo em distantes aterros sanitários... será que aqui estamos incluídos nós próprios?...
Wolmyr Alcantara, Oberon
Que fome sentem os demônios? Que aspecto assumem no nosso mundo? E porque é tão sedutora a promessa que oferecem de um paraíso eterno, ainda que ilusório e falso?
Yves Robert, Fome de Pássaro
Quando se perde o amor, onde se recolhe a memória, quem guarda a saudade, porque assume o mundo um manto de tristeza que comanda os atos e convoca os espectros e finalmente faz convergir o outro plano da existência no nosso?
Octavio Aragão, Para Tudo se Acabar na Quarta Feira
Um regresso ao ambiente das favelas do Rio de Janeiro que nos faz recordar o filme “Cidade de Deus”, onde uma luta pelo poder entre grupos rivais terá uma consequência devastadora. Uma história emocionalmente forte.
Jorge Candeias, Littleton
O que prometia ser uma descontração num ambiente artificial feito à medida do utilizador transforma-se numa história de ação e perigo...mas fará mesmo parte da história? Ou por detrás do cenário existirá de fato quem procure matar John Walker?
Gabriel Boz, Digital Éden
Uma visita de um mundo virtual e a uma eterna saudade.
Telmo Marçal, O Pico de Hubert
Quando se acabar a utopia da nossa civilização, de recursos inesgotáveis e fontes de energia permanentes, que mundo de intensa brutalidade resultará? Como será possível sobreviver?
Carlos Orsi, Disse a Profetisa
Nem sempre quem cai dos céus é um deus ou um anjo...
João Ventura, Assassinos de Sobreiros
Quando a posse mais procurada são árvores, os parques florestais são equipados com os mais modernos sistemas de defesa de ataques de guerrilha...
Carlos Patati, A Irmandade
Dentro de nós somos um ou uma multidão? Devemos ouvir a multidão, escutar as suas ordens? E se essa multidão for real, e existir mesmo?
Sofia Vilarigues, O Nevoeiro que Desvendou Realidades
Um neto regressa a casa e às raízes da sua infância, num momento de transformação e esquecimento, e encontra o rumo da vida que nunca pensou existir.
Maria Helena Bandeira, Ponte Frágil Sobre o Nada
Uma mãe luta desesperadamente por manter a sanidade e a vida do filho, quando percebe que o mundo em que existiu até então era artificial.
António & Jorge Candeias, Deus das Gaivotas
Um homem numa praia deserta sonha com histórias, e as histórias sonham-no a ele, visitam-no pela noite, e no final o homem descobre que este é apenas um de muitos mundos.
Carla Cristina Pereira, Xochiquetzal em Cuzco - Uma Princesa Asteca no Reino dos Incas
E se Vasco da Gama tivesse procurado dominar a feitoria da América Latina, antecipando os espanhóis e nunca permitindo que o Tratado de Tordesilhas se concretizasse? Toda a América Latina falaria português, estaria controlada pelos portugueses do século XVI... que ameaças existiriam então ao Novo Mundo, que povos seriam nossos aliados... e inimigos?
Onde Encontrar a Edição Portuguesa
Lojas Online
Deverá efectuar a sua encomenda pela loja Lulu.com no seguinte endereço:
A loja aceita diversas modalidades de pagamento, entre as quais cartões de crédito. Caso tenha algumas reservas quanto ao uso de cartões de crédito na internet, informe-se sobre as condições do pagamento por
MbNet.
A loja apresenta condições favoráveis nos portes de correio para a Europa epara a América Latina, com descontos apreciáveis.
Informe-se.
Contato com autores e informações adicionais.
Interessados em contatar os autores nacionais ou saber mais sobre a antologia, fiquem a vontade para entrar em contato comigo:
Gabriel Boz