Dica de quadrinhos: “Transessência”, de Edgar Franco


Transessência - Transcendendo a Essência
A busca da essência em sua representação poética
A História em Quadrinhos é uma arte dinâmica, que não pára de nos surpreender. Sua peculiar linguagem narrativa, com seus signos gráficos e a imbricada narrativa gráfico-textual renova-se de forma incessante, desde sua imprecisa origem em meados do século XIX. Das tiras humorísticas à crônica familiar, das grandes aventuras ao universo mítico dos super-heróis, das novelas gráficas aos quadrinhos poéticos, tudo é mutante nesta arte que seduz todas as gerações por sua graça, seu dinamismo, seu encantamento.
Uma das linhas mais instigantes da dita arte seqüencial é a que associa a linguagem poética, de caráter metafísico e filosófico ao grafismo onírico da representação de mundos que existem apenas na imaginação. Esse gênero de quadrinhos muito apreciado e desenvolvido por autores franceses a partir da década de 1960, bem representado na obra de Druillet, Moebius e Caza, encontra um forte eco e ares de renovação numa gama de excelentes cartunistas brasileiros.
Edgar Franco é um desses expoentes do que passamos a chamar quadrinhos poéticos. Ele é já um velho conhecido no meio editorial independente, com trabalhos editados em inúmeros fanzines, álbuns e revistas de autor ou de pequenas editoras que atuam fora do mercado. Todavia, e para o prazer de um público menos dirigido, começa só agora a alcançar novos horizontes, com sua obra chegando às livrarias especializadas.
Protagonista de uma trajetória evolutiva das mais virtuosas, Edgar aprofundou sua concepção gráfica e textual com um lirismo enternecedor. Suas reflexões e questões pessoais - a eterna busca do eu, da origem do universo, da compreensão do ser - não perdem a perspectiva da linguagem própria aos quadrinhos - a narrativa de uma história - quando a tentação seria a simples criação de uma poesia ilustrada.
É esse domínio de linguagem, além da amostragem representativa de sua obra, que o álbum “Transessência” nos traz. Edgar faz uma viagem ao interior da alma, com sua investigação filosófica, a qual comungamos enquanto seres universais.
Henrique Magalhães
Transessência
Edgar Franco
João Pessoa: Marca de Fantasia, 2003. 56p. 17x24cm.
www.marcadefantasia.com.br / contato@marcadefantasia.com.br