Dica de DVD: “Monstros S.A.”, animação de 2001 da “Pixar” e “Disney”


Os filmes de animação, produzidos aos montes nos últimos anos, são teoricamente voltados para o público infanto-juvenil. Mas, analisando melhor, podemos dizer sem dúvida que funcionam também para os adultos. “FormiguinhaZ”, “Toy Story 1 e 2”, “Vida de Inseto”, “Procurando Nemo”, “Shrek 1, 2 e 3”, “A Era do Gelo 1 e 2”, “Monstros S.A.”, são apenas alguns exemplos de animações super divertidas e para todas as idades. O último citado, cujo título original é “Monsters, Inc.” (2001), produzido pela parceria “Pixar / Disney”, teve uma versão em DVD lançada no Brasil em dois discos trazendo uma infinidade de materiais extras interessantes.
A história explora os tradicionais monstros que se escondem nos armários e se ocultam embaixo das camas para assustar as crianças enquanto dormem. Na verdade, eles vivem numa cidade chamada “Monstrópolis”, num universo paralelo interligado ao nosso através de portas dimensionais. Em seu mundo, os monstros precisam de energia para o aquecimento, movimentação de carros e máquinas e iluminação, a qual é obtida pelos gritos das crianças humanas quando assustadas por eles. James P. Sullivan (voz de John Goodman) é o principal monstro da poderosa empresa “Monstros S.A.”, e ajudado pelo engraçado parceiro Mike Wazowski (voz de Billy Crystal), eles formam a equipe recordista na obtenção de gritos de crianças e conseqüentemente de geração de energia. Porém, as coisas passam a se complicar quando acidentalmente uma menininha, que recebeu o apelido de Boo (voz de Mary Gibbs), entra no mundo dos monstros, causando enorme confusão, uma vez que as crianças são consideradas perigosas por trazerem contaminação, causando grande medo nos monstros. A partir daí, Sullivan e Mike viverão grandes aventuras para tentar levar Boo de volta ao seu mundo, enfrentando paralelamente um plano conspiratório do monstro rival Randall Boggs (voz de Steve Buscemi) e do diretor da empresa Henry J. Waternoose (voz de James Coburn), que querem impedir o fracasso da “Monstros S.A.”, cuja produção de energia tem caído significativamente com as crianças se assustando cada vez menos.
O filme é uma grande diversão, abordando a idéia dos monstros ocultos por trás dos armários, e seu roteiro está repleto de citações e homenagens ao mundo do cinema, como o restaurante “Harryhausen” (nome do cultuado criador de monstros na técnica “stop motion” em meados do século passado), e uma cena lembrando o blockbuster “Armageddon” (98), quando um grupo de heróis estão desfilando de forma imponente.