Saiba mais sobre a saga de Cid, e informações do primeiro livro, “CID, A Revelação”


(mensagem enviada por Flavio C. Rebello)

Nós da Associação de Cultura Sid (ASC) informamos que se aproxima o momento do lançamento do primeiro livro dessa saga de ficção científica: “CID, A Revelação”.
Lamentavelmente os problemas do Brasil real muitas vezes atrapalham os planos de todos. Devido a uma inesperadamente longa greve na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, única entidade brasileira com poder para emitir um ISBN (registro internacional da obra, necessário para vender o livro em grandes livrarias), a edição do primeiro livro da saga, que deveria estar acontecendo no sábado, dia 30 de junho, foi adiada. Estamos nos empenhando ao máximo junto aos órgãos públicos para que o ISBN seja logo expedido, e o livro, publicado o quanto antes. Ao que tudo indica, o livro poderá ser publicado, já com seu ISBN próprio, pouco depois do dia 15 de julho. Pedimos, pois, paciência a todos aqueles que nos escreveram, pedindo para comprar o livro imediatamente. Já está no 'forno', falta só o ISBN, pessoal.
Já temos, porém, algumas informações técnicas sobre a obra. O livro 'CID, a Revelação' terá 248 páginas no formato A5 (21x14 cm), capa colorida e envernizada, com páginas internas costuradas e coladas. Trata-se, pois, de uma impressão profissional para a obra que dará início a uma saga de ficção científica que marcará a todos que com ela tiveram contato. O preço do livro, que custará R$ 30 (trinta reais) fora os custos postais para envio, segue o padrão de uma edição bem-feita, com esse número de páginas. Nessa primeira edição apenas vendas on-line serão feitas, e para 'esquentar os motores', estamos disponibilizando uma pré-venda da obra. A partir de agora, até o lançamento, entre os dias 15 e 30 de julho, estaremos dando um desconto de 20% para quem fizer a compra anteciada de seu exemplar. Para mais informações, entre em contato conosco via email (info@cidcan.org).
O lançamento deste livro assinalará não só o início da saga dos Sid na Terra, mas também o de uma nova forma de se fazer ficção científica. Nosso objetivo é, através da história contada neste e nos outros livros que se seguirão, criar um ambiente ideal para a 'meta-história' que todos os interessados e fãs poderão criar conosco. Trata-se da valorização de um conceito relativamente novo, chamado 'fan fiction', isto é, quando o fã de uma série de livros ou de ficção cria textos sobre os heróis ou personagens, ou mesmo sobre o ambiente ficcional da obra que tanto lhe agrada. Até agora esse tipo de literatura era considerado algo curioso, mas nada mais. Ninguém nunca se preocupou em tecer todo um conjunto de fan fictions de maneira coerente, de modo a criar um mundo inteiro novo, colorido e bem variado. Mas essa é nossa intenção, e isso se exprime no conceito de 'meta-história' ('história que transcende').
A introdução do conceito de 'meta-história' é algo bastante inovador, e totalmente condizente com a era de interdependência e participação ativa que a Internet gerou. A idéia é que, seguindo essa história inicial na qual o mundo dos Sid, isto é, Moa, se descortina ante os leitores, estes deixem de ser apenas figuras passivas, como nos outros livros e sagas ('Senhor dos Anéis', 'Jornada nas Estrelas', 'Guerra nas Estrelas', etc), para se tornarem efetivamente ativos, criando novas situações, novas histórias, contos, análises e crônicas sobre outros personagens deste novo mundo, criado pela mente do escritor Flavio Rebello. A partir dos seus livros, particularmente deste primeiro, mais e mais pessoas poderão começar a criar enredos, personagens e ajudar na construção e especificação do mundo de Moa e de seus países. Você vai poder se por em Moa, em Sid ou em qualquer um dos outros vinte e tantos países, ou mesmo criar personagens que lá viverão, no presente ou mesmo no passado primitivo daquele mundo. Poderá ainda, se quiser, se dedicar a esmiuçar aspectos específicos de cada país, como a arquitetura, culinária, história, tecnologia e muito mais. A proposta, inédita no mundo e muito inovadora, vai certamente fazer de 'CID, a Revelação' o livro de cabeceira de muita gente, é isso que esperamos, é para isso que estamos trabalhando.
Seguindo essa linha de atuação, ou seja, dentro da proposta de incentivar a criação da 'meta-história' em Moa, estaremos lançando, após o primeiro livro da saga, diversas obras de apoio, como atlas, mapas, plantas de cidades de Moa, guia de vestimentas de cada um dos povos daquele mundo, bem como dicionários com seus idiomas, livros sobre a História de Moa e de Sid, e muito mais. Jogos eletrônicos, RPG, CD-Roms, ambientes em 3D e possivelmente filmes (curtas e longas) sobre a saga e até sobre as melhores histórias paralelas criadas dentro do ambiente da meta-história também estão nos planos. Mas tudo começa com um livro, com a obra 'CID, a Revelação', por isso estamos nos dedicando com afinco para que esta seja um sucesso, e contamos com seu apoio. Lançamos, inclusive, um vídeo promocional no site YouTube, no endereço http://br.youtube.com/watch?v=kr6yQafnkhw (se quiser, coloque este vídeo em seu site ou blog). Quanto mais gente divulgar a história dos Sid, melhor para a saga, pois mais gente se envolverá nessa proposta única, totalmente nacional, que é a criação de todo um mundo novo.
Por isso também o autor da saga resolveu arregimentar pessoas interessadas em participar desta experiência única e atual para coordenar a divulgação da obra e de seus desdobramentos 'meta-históricos'. Essa é a função da Associação de Cultura Sid, que ainda não tem caráter jurídico real, mas que temos por objetivo transformar numa OCIP (um tipo de ONG cultural). Eventuais interessados em se filiar à ACS e a nos ajudar nessa tarefa monumental são muito bem-vindos. É só nos contatar via email (admin@cidcan.org).
Obrigado por seu interesse em Sid, no idioma Shas Sid, e no mundo de Moa.
Flavio C. Rebello.