Conheça “Sombrias Escrituras” – um universo literário em expansão

Um fanzine, ao nosso ver, é uma publicação simples, feita de forma artesanal, em que as folhas são xerocadas e distribuídas para divulgação. Mas o Sombrias Escrituras, esse fanzine literário soturno, mudou nossa forma de se ver um fanzine. Sua proposta literária, em que até um manifesto foi criado, está se expandindo de tal forma que vemos que a cada edição lançada, mais um indício de revolução á aceso. Seu manifesto fala do Soturnismo, uma proposta de estilo artístico e literário que tem como fundamento o tema da dor. A proposta, criada pelo poeta e escritor Arcano, foi tão bem aceita que já temos hoje vários artistas soturnos ligados ao manifesto.
Quando esse fanzine começou, em janeiro de 2002, tinha apenas 16 páginas e poucos colaboradores. Trazia poesias dos colaboradores e um conto do editor Arcano em cada edição. O tempo foi passando, e hoje o fanzine Sombrias Escrituras, com suas 24 páginas, possui dezenas de colaboradores e centenas de leitores por todo o Brasil. Publica contos, artigos, matérias, poemas, desenhos e crônicas. E possui também um site, em que pode-se conferir o catálogo de 17 números já lançados. E quem é fanzineiro, sabe muito bem que para um fanzine sobreviver tanto tempo no underground não é fácil.
Mas o que mais chama a atenção em Sombrias Escrituras é que esse fanzine não se limita apenas em divulgar seu manifesto soturno no site ou no próprio exemplar impresso. Veja o time de artistas soturnos que essa publicação conseguiu reunir até o momento:

Primeiramente, vamos falar de Silde, que anda meio sumido do underground brasileiro. Ele é um poeta que publicava seus poemas e de amigos num folheto que ele mesmo editava chamado (adivinhem) "Soturno". Nesse folheto já foram publicados poemas de Arcano, editor do fanzine Sombrias Escrituras, antes mesmo do Sombrias Escrituras ser lançado. Silde, pelo que parece, foi quem deu início ao estilo de se escrever de forma soturna, e no site de Sombrias Escrituras vemos uns versos seus na página de abertura.

Outro que faz parte do grupo chama-se Tadeu Ricardo, mas atende pelo pseudônimo Crow. Ele já participou do fanzine Sombrias Escrituras com poemas seus, e atualmente edita um fanzine sombrio chamado The Lady Vanishes. Para quem quiser conhecer seu fanzine é só escrever para: Rua Gurjaú, 63-A - Estrada dos Remédios – Afogados – Recife/PE – CEP: 50750-180.

Temos também a Thina Curtis, muito conhecida na cena alternativa. Ela edita o fanzine gótico Spell Work, e participa de eventos góticos em São Paulo. Para adquirir um fanzine dela e saber mais a respeito de seus eventos entre em contato pelo e-mail:
tinacurtis11@yahoo.com.br

Agora, um cara sombrio mesmo, é o Marcos T. R. Almeida. Autor de diversos fanzines de horror, ele participa no Sombrias Escrituras com textos aterrorizantes. E ainda faz uns filmes de terror toscos em que ele mesmo atua como um dos personagens. Seu contato é: Rua Angelo Antonio Dian, 64 - Jardim Santa Lídia – Mauá/SP – CEP: 09310-620. Você pode escrever, mas ninguém garante que você terá uma resposta.

Um colaborador de Sombrias Escrituras muito interessante é o Alessandro Reiffer. Ele edita um fanzine de poemas e contos somente de sua autoria chamado: Poemas do Término e Contos do Fim. Muitos de seus escritos são publicados em Sombrias Escrituras, e seu estilo é tão devastador que chega a ser apocalíptico. Seus fanzines são distribuídos gratuitamente, se você tiver coragem é só pedir um exemplar pelo e-mail: reiffer@gmail.com

Temos também a Ânira Noctum, que já colaborou com desenhos e poemas, e recentemente fez as capas das duas primeiras edições de outro fanzine editado por Arcano. Trata-se de Na Beira do Precipício, uma série de contos que falam sobre loucura. Basta entrar no site de Sombrias Escrituras para dar uma conferida.

Outra mulher que também colabora em Sombrias Escrituras é a Kleide Keite, uma poetiza bem soturna, que escreve versos de pura depressão.

Mas a mais interessante parece ser a Rosana Raven, uma desenhista que atualmente está sendo tratada pelo Arcano como a ilustradora oficial de Sombrias Escrituras. No site podemos ver uma pequena mostra de sua arte, em que ela fez umas ilustrações para os sete pecados capitais. São desenhos simples, mas muito criativos, mostrando um soturnismo degradante.

Outra interessantíssima, que até o momento só apareceu no site, é Camila D., com seus monólogos intitulados Jesebel. São textos incríveis sobre uma triste história poética, que encanta pela beleza de estilo.

Por último, temos o Getúlio Silenzio, que na próxima edição (Janeiro de 2007) vai ter um poema seu publicado. Mas não é com poesia que ele se destaca, e sim com seu projeto musical Gargula Valzer, do qual Arcano já batizou como trilha sonora para quem lê Sombrias Escrituras. Sua música vampírica, em algumas faixas às vezes lembra muito o estilo soturno de Sombrias Escrituras, que apesar de não ser voltado apenas ao tema vampírico, já teve uma edição especial sobre vampiros em que até um concurso poético foi realizado. Para conhecer o trabalho musical de Getúlio Silenzio é só acessar o site: www.gargulavalzer.legatusrecords.net

Temos também outros colaboradores não menos importantes como: Antonio Carlos, Camila Fernandes, G. F. Matos, Fabiana Vampira (Estigma zine), Letícia Fornaziero, Mario Alvim, Rogério Silvério, Adriano Soares, Samirgal, Tom (Tom zine), Washington Sepulchre, Wandrey Queiroz, Tina Black Rose, Washington Costa, Lilith Leverdi, Carlos Brunno, etc... Não dá para mencionar todos aqui, são tantos!

Esse mundo soturno só tende a se expandir. Em Janeiro de 2007 Sombrias Escrituras completa cinco anos de existência, e ao que tudo indica, será lançada uma edição especial. É o Soturnismo se expandindo entre nós, porque uma sombra soturna libertou-se do peito de um ser com toda a dor que trazia no coração. Dor esta que pode ser classificada como um espelho. Não um espelho comum, mas sim o espelho de um bufão tristonho, que debocha dos reflexos nele refletidos, pois ele reflete a realidade em que vivemos. A beleza virou produto capitalista, estamos presos numa espécie de fascismo moderno. O espelho do Soturnismo é o inverso disso, pois mostra que essa beleza é falsa, muito artificial e cheia de modismos. Não precisamos obedecer a essas regras, pois foram essas mesmas regras que nos enviaram para o fundo do poço em que estamos vivendo agora.
Para ficar por dentro de todo esse universo soturno, entre no site de Sombrias escrituras: www.sombriasescrituras.z6.com.br

E para terminar, não poderia deixar de mencionar a obra que deu início ao Soturnismo em questão. Trata-se de Anjo Soturno, uma obra poética ilustrada, escrita por Arcano, que narra a história de Soturno, um anjo que abandonou o céu para viver uma vida noturna entre os humanos, mas ao invés disso acabou por percorrer um caminho sombrio de sofrimento e dor. São 40 páginas de versos de pura melancolia, que encantam os admiradores do estilo e assombram os leigos. Essa obra, assim como o fanzine Sombrias Escrituras, pode ser adquirida pelo correio, e todas as informações sobre como adquirir os fanzines estão no site de Sombrias Escrituras.