“Sesc Santo André” tem programação especial em homenagem a Zé do Caixão


As 70 Almas do Zé do Caixão” traz filmes, exposição, contação de histórias e outras atividades para homenagear os 70 anos do cineasta José Mojica Marins

SANTO ANDRÉ - De 15 de setembro a 15 de outubro, o SESC Santo André traz uma programação especial com exposição, contação de histórias, música, atividades multimídia e, claro, filmes – entre curtas e longas-metragens - para homenagear os 70 anos de José Mojica Marins, pioneiro do cinema de terror no Brasil, e criador de uma figura lendária do cinema brasileiro: o Zé do Caixão.
O evento integra a Temporada SESC de Artes, comemorativa aos 60 anos de fundação do SESC e que apresenta, entre os meses de setembro e novembro, um panorama da produção artística contemporânea. Com as diferentes formas de expressão que têm sido estimuladas, trabalhadas e refletidas dentro das unidades do SESC, a Temporada reúne nomes nacionais e internacionais em shows, espetáculos, exposições, performances, filmes e oficinas.
A programação de “As 70 Almas do Zé do Caixão” abre no dia 15 (sexta) com exposição composta por fotografias, cartazes, caixão, troféus e documentos do acervo pessoal, além de figurinos e uma vídeo-projeção sobre o cineasta.
Ainda no dia 15, o ilustre homenageado estará presente no SESC Santo André para comentar o recém-acabado curta-metragem Aparências (2006). O filme marca a estréia de LizVamp, filha de Marins, como diretora e poderá ser visto ainda nos dias 1 e 8 de outubro. Liz Marins, criadora e intérprete da personagem LizVamp, é escritora, atriz, apresentadora de tv, ativadora cultural e representa a segunda geração do nosso ícone do terror Zé do Caixão.
Entre outros curtas-metragens estão o documentário O Universo de Mojica Marins (1977), que revela a origem do personagem Zé do Caixão ao penetrar no estúdio do ator, diretor e produtor paulista (dia 17/9), e A Lasanha Assassina (2002), uma animação apresentada por Zé do Caixão em sua versão desenho animado (dia 24/9).
Nos dias 19 e 26 de setembro e 3 de outubro, a programação de longas-metragens traz produções dirigidas por José Mojica Marins na década de 60. Serão exibidas, respectivamente, À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964), Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1966) e O Estranho Mundo de Zé do Caixão (1968), este composto por três contos de terror: O Fabricante de Bonecas, Tara e Ideologia. Um filme mais recente, O Despertar da Besta ou Ritual dos Sádicos (1986), fecha a série de longas no dia 10 de outubro.
Para a garotada, haverá sessões de contação de histórias feitas pelo próprio Zé do Caixão. No dia 17 de setembro, em O menino que viu uma coisa, Zé narra as descobertas de um garoto num casarão abandonado a 200 anos; em O Lobisomem ele nos remete à lenda européia da criatura metade-homem, metade-lobo. No dia 15 de outubro, mais duas histórias: A Mulher da Meia-Noite e Romãozinho. Na primeira, traz o mito da bela e jovem mulher que encanta a todos e desaparece à porta dos cemitérios. Na segunda, Zé do Caixão conta como o menino Romãozinho, considerado a “maldade em pessoa”, foi amaldiçoado após cometer falso testemunho contra sua mãe.
Ainda para os mais jovens (a partir de 13 anos), haverá a oficina de literatura Inserido no Ser. Nela, os participantes terão a oportunidade de acompanhar e construir um conto junto com Rubens Luchetti, escritor e roteirista dos filmes de Zé do Caixão, através de um blog criado pelos técnicos do Sesc. O escritor fará uma introdução da história; já o enredo e o desenvolvimento da narrativa ficará a cargo dos participantes. A atividade acontece nos dias 16, 23 e 30 de setembro; 7 e 14 de outubro.
Mula-sem-cabeça, capeta e lobisomem: o violeiro Paulo Freire traz, no dia 7 de outubro, o show Viola Apavorada, com histórias amedrontadoras dos mitos brasileiros. A partir de suas viagens pelo Brasil, Freire selecionou causos e músicas: o padre beijoqueiro; o lobisomem insaciável; a receita para fazer o pacto com o diabo; o monge que plantava cruz, além de canções como "Romance das Caveiras" e "História do Soldado". O espetáculo propõe um encontro à beira do fogo, rodeado por nossos mitos e ponteado pela violinha; por isso, será feito ao ar livre, no gramado do SESC Santo André.
Serviço: As 70 almas do Zé do Caixão, no Sesc/Santo André (Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar - Santo André). Mais informações: 4469-1250/1251. Confira a programação completa:
Exposição - As 70 Almas do Zé do Caixão. De 15/9 a 15/10. Local: Área de Convivência. De terça à sexta, das 13h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.
Curtas-metragens: Aparências. Brasil, 2006. Direção: Liz Marins. Colorido. Livre Dias 15/9, sexta, às 21h; dias 1 e 8/10, domingos, às 14h. No Teatro. Ao final da exibição haverá um bate-papo com Liz Vamp e Zé do Caixão.
O Universo de Mojica Marins Brasil, 1977. Documentário. Direção: Ivan Cardoso. Colorido/P&B. Livre. Dia 17/9. Domingo, às 14h. Na Sala de Internet Livre.
A Lasanha Assassina - Brasil, 2002. Curta de animação. Direção: Ale McHaddo. Colorido. Livre. Dia 24/9. Domingo, às 14h. Na Sala de Internet Livre.
Longas-metragens: À Meia-Noite Levarei sua Alma. Brasil, 1964. Direção: José Mojica Marins. P&B. 16 anos. Dia 19/9. Terça, às 20h. No Teatro.
Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver. Brasil, 1966. Direção: José Mojica Marins. Cor/P&B. 16 anos. Dia 26/9. Terça, às 20h. No Teatro.
O Estranho Mundo de Zé do Caixão - Brasil, 1968. Direção: José Mojica Marins. P&B. 16 anos. Dia 3/10. Terça, às 20h. No Teatro.
O Despertar da Besta ou Ritual dos Sádicos - Brasil, Direção: José Mojica Marins. Colorido/P&B. 16 anos. Dia 10/10. Terça, às 20h. No Teatro.
Contação de histórias com Zé do Caixão: O Menino Que Viu Uma Coisa e O Lobisomem Dia 17/9. Domingo, às 16h. Na Sala de Múltiplo Uso.
A Mulher da Meia-Noite e Romãozinho - Dia 15/10. Domingo, às 16h. Na Sala de Múltiplo Uso.
Oficina de literatura com Rubens Luchetti: Inserido no Ser. Dias 16, 23 e 30/9; 7 e 14/10. Sábados, às 11h. A partir de 13 anos. Na Sala de Internet Livre.
Contos do Terror - Dias 17 e 24/9; 8 e 15/10. Domingos, às 11h. Na Sala de Internet Livre.
Música: Paulo Freire no show Viola Apavorada. Dia 7/10. Sábado, às 20h. No Gramado.

(fonte: www.cliqueabc.com.br)