O autor de “Solaris”, Stanislaw Lem, morre aos 84 anos na Polônia


O escritor polonês de Ficção Científica Stanislaw Lem, nascido em 1921, morreu por causa de um ataque cardíaco, no dia 27/03/06.
Entre seus vários livros, podemos citar “Regresso das Estrelas”, “A Nave Invencível”, “O Incrível Congresso de Futurologia”, “Memórias Encontradas Numa Banheira” e o grande destaque, “Solaris”, cujo argumento foi adaptado para o cinema em duas oportunidades. Em 1972, numa versão russa através do diretor Andrei Tarkovsky, e em 2002, numa produção americana nas mãos do cineasta Steven Soderbergh, e estrelada por George Clooney e Natascha McElhone.
A história é sobre o planeta “Solaris”, que é habitado por um organismo imenso misterioso, um oceano vivo e inteligente que tem o poder de materializar os pensamentos de um astronauta numa missão de reconhecimento, recriando sua esposa morta, conseguindo trazer virtualmente os mortos de volta à vida. Os impulsos biológicos humanos são apresentados num contraste rígido com a magnitude do organismo alienígena feito de energia e de proporções colossais. A imaginação de Stanislaw Lem e o talento para a criação de realidade alternativa desafiam os limites do conhecimento humano. Seus livros venderam 27 milhões de cópias, traduzidos em 40 idiomas.
(fontes de consulta: livro “Ficção Científica”, Gilberto Schoereder, 1986 / site www.imdb.com)