A banda de metal extremo “Gradus Pentalphae” se prepara para o lançamento do CD “Lustful Vampiric Intercourse”


A banda carioca de metal extremo “Gradus Pentalphae” se prepara para o lançamento do CD “Lustful Vampiric Intercourse”. Eles acabaram de lançar uma promo-CD chamada “By The Land”, que é justamente uma prévia desse CD que está por vir. Recentemente, eles também tiveram relançado o primeiro trabalho da banda em versão k7. Saiba mais sobre “Gradus Pentalphae” na entrevista abaixo, através das palavras de Mário Moraes (guitarra), nas perguntas de Hioderman Nunes Freitas.

Saudações amigo Mário Moraes e Gradus Pentalphae! Explica-nos os motivos pelo qual Gradus Pentalphae permaneceu desativado e hibernando, e também o ressurgimento, ok?!
Mário Moraes: Saudações caro Hioderman. A Horda Gradus Pentalphae ficou um bom tempo parada por falta de integrantes, pois é muito difícil encontrar membros que se dediquem e se identifiquem com o trabalho da Horda. Após alguns anos e vários testes com bateristas conseguimos estabelecer a formação. Atualmente todos os integrantes estão em harmonia com a banda, o que é um ponto crucial para evolução do trabalho.

“Du Mysticus Oduaris Dii” ainda é divulgado? Sendo que o Gradus Pentalphae foi reformulado (formação) haveria possibilidade de regravarem a demo “Du Mysticus Oduaris Dii” com nova roupagem?
Mário Moraes: A “Holokaostor Production” está relançando agora este primeiro trabalho no seu formato original k7 com capa em couchê preto e branco, que estava sem divulgação desde 98. Estamos fazendo uma releitura da música “The Law” da “Du Mysticus Oduaris Dii” para tocar em shows e talvez iremos colocá-la em um trabalho de estúdio, dependerá da produção.

O material recente divulgado é a promo “By The Land”. Esta prévia anuncia um novo material, um possível CD oficial, quem sabe?
Mário Moraes: Sim, esta Promo-CD contém uma das faixas de nosso novo trabalho, o qual estamos finalizando e deverá sair em Janeiro de 2006. A previsão era para Novembro de 2005, mas ocorreram alguns contratempos. Este novo trabalho é intitulado “Lustful Vampiric Intercourse” que deverá conter 08 faixas sendo duas músicas instrumentais.

Os integrantes do Gradus Pentalphae atuam em outras bandas? Quais?
Mário Moraes: Nós temos projetos instrumentais, o Felipe Amok (Guitarra), Ticiano Simm (Baixo) e eu Mario Moraes (Guitarra) temos um projeto instrumental para apenas estudarmos. Nada de compromisso com formação de outra banda.

Gradus Pentalphae é seguidora de Thelema? Os conhecimentos da arte são estudadas por vocês? Eles refletem de alguma forma na música do Gradus Pentalphae?
Mário Moraes: A Horda estuda a Filosofia Thelêmica, mas não se restringe apenas a um tema pois o universo é muito vasto e o conhecimento não se reflete em um mais sim em um multiplicador. Toda filosofia e conhecimento adquirido são refletidos em nossas composições, letras e arranjos.

No Rio de Janeiro tem surgido grandes shows com bandas gringas. Qual o parecer de vocês sobre esta invasão de shows gringos tanto no Rio de Janeiro quanto em outros estados também?
Mário Moraes: Está “invasão” está sendo positiva, pois está abrindo portas para bandas do underground mostrarem seu trabalho e competência na abertura de shows de bandas “grandes”. Existem ótimas bandas no underground que fazem um trabalho muito profissional e não são reconhecidas, mas felizmente o cenário Metal está crescendo e elevando as bandas nacionais.

O logo do Gradus Pentalphae é bem simples e diferente das demais bandas do estilo. Há algum fator em especial para que o logo tenha este formato?
Mário Moraes: Nós optamos por um logo que refletisse a filosofia da Horda Gradus Pentalphae onde exista significado nos traços. Os símbolos da logo representam os elementos que saudamos nos pontos do triângulo... Ra-Hoor-Khuit.

Pude ver nas fotos que vocês também não usam o corpse-paint também habitual do estilo, por qual motivo?
Mário Moraes: Não utilizamos corpse paint, porque nossa proposta musical não pede o uso da pintura, nossa ideologia está em nossas mentes, atitudes e músicas e não em nossas faces... Não somos contra as bandas que utilizam corpse paint, mas existem muitas bandinhas de merda que pintam a cara e não possuem ideologia, só ficam falando um monte de bobagem.... isto é brincadeira de criança, não temos mais idade e nem mentalidade para isto, vamos ser honestos com nosso cérebro.

Voltemos aos trabalhos atuais. Quais petardos o Gradus Pentalphae revelará a seguir? Trabalho novo? Atuação em shows?
Mário Moraes: Além do lançamento de nosso CD em 2006, a Gradus Pentalphae sairá em um Split com mais 03 bandas, sendo lançamento da “Anaites ZDP”. As faixas deste Split são versões diferentes de 03 faixas do nosso trabalho “Lustful Vampiric Intercourse”. Quanto aos shows, infelizmente não temos nenhum marcado.

Você está cuidando da arte da Anaites ZDP Comp. Vol. #02, idealizada pelo próprio selo Anaites e a partir desta parceria surgiu uma nova empreitada/empresa. Apresente os préstimos desta empresa para com o underground, ok?
Mário Moraes: Montamos Hioderman e Eu (Mario Moraes) uma empresa de Publicidade voltada também a atender o Underground, a Empresa é a WM&X – Publicidade, a qual já estamos produzindo o trabalho gráfico de algumas bandas. A meta da empresa é produzir toda parte de mídia gráfica de bandas do Underground. Para qualquer esclarecimento envie um e-mail para wmxpublicidade@yahoo.com.br

Negro irmão, creio por esta ser isto! Espaço aberto para algo mais que tu queiras relatar! Stay dark!
Mário Moraes: Gostaria de lhe agradecer pela oportunidade e divulgação do trabalho da Horda “Gradus Pentalphae”, e a todos que diretamente e indiretamente vem contribuindo tanto para a “Gradus Pentalphae” quanto para o underground nacional. Pois são de reais guerreiros iguais a ti que trabalham com seriedade e competência que tornam o Cenário mais forte... continue a guerra...

Contatos: Mario Moraes – Av. Maranhão 254 – Posse – Nova Iguaçu/RJ – CEP 26020-520