Palestra e lançamento do livro "HQtrônicas (Histórias em Quadrinhos Eletrônicas): Do Suporte Papel à Rede Internet"

Local: Auditório Lupe Cotrim da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA –USP).
Data: Dia 15 de abril de 2005 - Sexta-feira - 20:00 horas


Conteúdo: A palestra tem como objetivo traçar um panorama da relação entre as histórias em quadrinhos (HQs) e o computador, desde a criação das primeiras imagens de síntese da história dos quadrinhos, passando pela mudança para o suporte digital, a veiculação em CD-ROMs e chegando às HQs criadas para a rede Internet. Também analisa de que forma os novos recursos de hipermídia influenciam na sua criação, enumerando os novos elementos agregados à linguagem tradicional dos quadrinhos pela hibridização hipermidiática, dividindo-os em: animação, diagramação dinâmica, trilha sonora, efeitos de som, tela infinita, tridimensionalidade, narrativa multilinear e interatividade, detalhando cada um e fazendo um paralelo entre eles e os códigos tradicionais das HQs em suporte papel.

Após a palestra o ministrante, Edgar Franco, estará lançando o seu livro “HQtrônicas: Do Suporte Papel à Rede Internet” - Editoras Annablume & Fapesp – 286 p., 14 x 21 cm, (inclui CD-ROM). ISBN 85-7419-476-X / http://www.annablume.com.br

O Ministrante: Edgar Franco é arquiteto pela UnB, e mestre em Multimeios pela Unicamp - onde estudou as HQs na Internet, pesquisa que serviu como base para seu livro "HQtrônicas: Do Suporte Papel à Rede Internet". Atualmente cursa o doutorado em Artes Plásticas na ECA/USP, e é professor dos cursos de Arquitetura & Ciência da Computação da PUC-MG (Poços de Caldas). Como pesquisador de histórias em quadrinhos já teve diversos artigos publicados em revistas e livros e tem apresentado suas pesquisas em congressos como Intercom, Compós e SBPC. É também ilustrador e quadrinhista com dezenas de páginas publicadas em revistas do Brasil e exterior como: Quadreca, Brasilian Heavy Metal, Metal Pesado, Quark, Mephisto (Alemanha), Dragon's Breath (Inglaterra), Ah, BD! (Romênia), além dos álbuns solo Agartha e Transessência, publicados pela Marca de Fantasia, e de BioCyberDrama, em parceria com Mozart Couto, editado pela Opera Graphica. Franco tem também experimentado criar trabalhos para suportes hipermidiáticos, um deles intitulado NeoMaso Prometeu, recebeu menção honrosa no 13º Videobrasil – Festival Internacional de Arte Eletrônica (Sesc Pompéia/2001).